Torne-se perito

Cândido, de Zepe, melhor filme português no Cinanima

63 O Cinanima 2007 contou com 63 filmes a concurso na secção internacional, incluindo dois portugueses
a A curta-metragem Cândido, de Zepe (José Pedro Cavalheiro), venceu o Prémio António Gaio, para o melhor filme português, e o Prémio Tobis, na 31.ª edição do Cinanima - Festival de Cinema de Animação de Espinho, que terminou ontem.
Na outra secção dedicada à animação portuguesa, Prémio Jovem Cineasta, foram distinguidos Um Mundo Melhor, trabalho colectivo das oficinas Anilupa (Porto), e Yulunga, de Cristiano Mourato.
Os principais prémios do Cinanima 2007 foram, ex aequo, para a produção britânica The Pearce Sisters, realização de Luis Cook; e para o filme canadiano Madame Tutli-Putli, de Chris Lavis e Maciek Szczerbowski. Ambos os filmes receberam também Prémios RTP 2/Onda Curta, e o último foi ainda distinguido com o Prémio Alves Costa.
O prémio especial do júri foi para a animação francesa Le Loup Blanc, de Pierre-Luc Granjon. Foram ainda distinguidos, nas diferentes secções: The Dress, de Jelena Girlin e Mar-Liis Bassovskajá (Estónia), melhor curta-metragem; Down the Road, de Rine Christensen (Dinamarca), melhor média-metragem; e Le Tueur de Montmartre, de Borislav Sajtinac (França), melhor longa-metragem (secção que este ano teve cinco obras em concurso).
De entre o extenso palmarés do festival, o prémio do público foi para a produção canadiana Sleeping Betty, de Claude Cloutier.
De assinalar que o júri Onda Curta, para além dos filmes já atrás referidos, distinguiu ainda seis outras produções, que serão depois exibidas neste programa da RTP 2 dedicado às curtas-metragens.
O Cinanima 2007 contou com 63 filmes a concurso na competição internacional, que incluía os portugueses Cândido e também Cães Marinheiros, de Joana Toste. S.C.A.

Sugerir correcção