Torne-se perito

Morreu Fausto Correia, "um homem solidário"

a O eurodeputado socialista Fausto Correia morreu ontem em Bruxelas, aos 55 anos, vítima de ataque cardía-co. Diferentes quadrantes políticos enalteceram a sua dimensão humana e lamentaram ter perdido um "amigo". O Presidente da República frisou que a morte de Fausto Correia deixou "mais pobre a representação portuguesa no Parlamento Europeu e a vida política" e o primeiro-ministro, José Sócrates, lembrou que Fausto Correia era "um dos dirigentes mais destacados do PS".Natural de Coimbra, Fausto Correia foi deputado, secretário de Estado da Administração Pública, dos Assuntos Parlamentares, adjunto do ministro de Estado e adjunto do primeiro-
-ministro António Guterres. Além de eurodeputado - "um europeísta convicto", recordou o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso -, integrava actualmente a Assembleia Municipal de Miranda do Corvo e era presidente da mesa da distrital do PS de Coimbra.
"Coimbra não será mais como dantes", declarou o governador civil Henrique Fernandes. O líder de Coimbra do PS, Vítor Baptista, declarou que era um "homem solidário e fraterno". "Contávamos com ele como candidato do PS à câmara", frisou.
Também o autarca social-democrata de Coimbra, Carlos Encarnação, lamentou ter perdido "um amigo". "Era um cidadão exemplar", declarou, acrescentando que sempre defendeu os interesses da cidade.
Fausto Correia licenciou-se em Direito na Universidade Coimbra e dedicou-se ainda ao jornalismo. Foi membro da administração da RDP - Radiodifusão Portuguesa e vice-presidente da Direcção-Geral da Agência Lusa. Era director de O Despertar, jornal de Coimbra, e foi presidente da Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol.
Também o deputado do PS Manuel Alegre afirmou que Fausto Correia era "uma referência de Coimbra". Apesar de não ter sido apoiado pelo eurodeputado nas eleições para a Presidência da República, Alegre disse que tal "não pôs em causa a afectividade e a amizade" que existia entre ambos. Fausto Correia apoiou Mário Soares, que recordou o seu carácter "anti-sectário".
O PS está "consternado", declarou Vitalino Canas. O Grande Oriente Lusitano lamentou a morte de um dos mais "dilectos" obreiros da Maçonaria. "O PSD também está de luto", declarou Luís Filipe Menezes. E o CDS-PP de Coimbra manifestou o seu pesar. com Lusa
Fausto Correia faleceu ontem aos 55 anos, vítima de ataque cardíaco. "Uma perda para o país" e para Coimbra

Sugerir correcção