A era dos sons urbanos

Com rimas de Boss AC, Sam The Kid ou Mind Da Gap, Boa Vibe/O Hip Hop e a Música Urbana é o CD que dá acesso à música portuguesa dos Anos 2000. Hoje grátis com o PÚBLICO, a abrir o último volume desta colecção

a Os ritmos urbanos começaram a vibrar na música portuguesa em plena década de 90, quando músicos como os Da Weasel, Boss AC, Cool Hipnoise, Kussondulola, Black Company, Mind Da Gap ou General D gravaram os seus primeiros trabalhos.Mas, apesar de alguns êxitos comerciais, na generalidade estes eram sons marginais. Contudo, no novo milénio, é impossível ignorar o impacto do hip hop na música made in Portugal, pelo que Boa Vibe/O Hip Hop e a Música Urbana é uma colectânea dedicada aos sons criados por artistas como Sam The Kid, Expensive Soul, Xeg, Serial, Dealema e muitos outros.
O que é o hip hop? "É modo de vida, modo de ser, modo de estar", explica Boss AC no tema Hip Hop (Sou Eu e És Tu), que abre o CD editado hoje com o PÚBLICO. De origem cabo-verdiana, Boss AC foi um dos rappers revelados pela compilação Rapública, em 1994, e lançou o seu primeiro álbum, Mandachuva, quatro anos depois. Actualmente é um dos músicos mais populares da cena hip hop portuguesa e a comprová-lo está o sucesso do disco Ritmo, Amor e Palavras, lançado em 2005.
Por sua vez, Gutto foi igualmente um dos intervenientes em Rapública. Na altura, era uma das vozes por detrás do hit Não Sabe Nadar, dos Black Company. Mais tarde, fundou com Boss AC uma das maiores produtoras de hip hop em Portugal, a NoStress. A solo, Gutto fez a sua estreia em 2002 com Private Show e, em Boa Vibe/O Hip Hop e a Música Urbana, é possível ouvir a canção R&B Só Quero Dançar, retirada do seu segundo trabalho, Chokolate (2004).
Quanto a Sam The Kid, o seu nome não passa hoje despercebido, apesar do seu primeiro álbum, Entre(tanto), de 1999, inicialmente não ter ido além do circuito limitado dos fãs de hip hop. À Procura da Perfeita Repetição é um dos singles do aclamado Pratica(mente), lançado no final de 2006.
Do Porto, chegam os Mind da Gap, cujos primeiros registos discográficos também datam dos anos 90. Bazamos ou Ficamos? é o tema que trazem na bagagem e remete para Os Suspeitos do Costume (2002), o terceiro álbum da banda e o trabalho que lhes deu maior exposição.
Os seus vizinhos Expensive Soul, de Leça da Palmeira, também foram convidados a participar nesta compilação e interpretam Falas Disso, canção com que a banda invadiu as rádios portuguesas no Verão de 2005.
Como fonte de inspiração, encontramos outros senhores do Norte - os GNR. Xeg, por um lado, reinventa Pós-Modernos, adaptando ao seu groove quer a letra de Rui Reininho e Alexandre Soares, quer a música de Tóli César Machado e Jorge Romão.
Os Guardiões do Subsolo, por outro, ganharam um novo protagonismo ao interpretarem a sua própria versão do clássico Popless. Ambos participaram em Revisitados, o álbum de tributo aos GNR lançado em 2006.
A completar o alinhamento do primeiro CD de Anos 2000 estão ainda Brilhantes Diamantes, de Serial (DJ e produtor dos Mind Da Gap), Talento Clandestino, dos Dealema (outro grupo do Norte, desta vez Gaia), Moonshrine, dos Spaceboys (um projecto dance do núcleo criativo dos Cool Hipnoise) e Drogado, dos Irmãos Catita (banda liderada por Manuel João Vieira, dos Ena Pá 2000).

Sugerir correcção