Torne-se perito

Família pede indemnização a Barra da Costa e à RTP

a A família McCann está a equacionar a apresentação de uma queixa-crime contra o criminalista Barra da Costa e a RTP pelos danos morais eventualmente causados pela afirmação de que os pais de Madeleine estariam envolvidos num esquema de troca de casais (swing). Barra da Costa e o canal público de televisão correm o risco de ter que pagar uma indemnização milionária aos pais.A onda de solidariedade à volta deste caso continua a crescer. O jornal Record prometeu na edição de sábado 15 mil euros a quem desse à polícia pistas sobre Madeleine McCann. Em Portugal não há tradição de oferta de recompensas por parte dos jornais, nota Joaquim Viera, do Observatório da Imprensa. Aliás, não se recorda de um caso semelhante ao protagonizado este fim-de-semana pelo desportivo. "Mas é uma iniciativa da sociedade civil e não há nada na lei que o proíba, nem isto constitui nenhum atentado à deontologia", sublinha. Podem não ser comuns em Portugal, mas as recompensas estão enquadradas legalmente. Carlos Pinto Abreu, presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, cita o artigo 459.º e seguintes do Código Civil para descrever o que são "promessas públicas".
Ontem no Reino Unido, as ofertas por parte de figuras públicas atingiam já os 3,8 milhões de euros. Só o empresário Stephen Winyard disponibiliza-se a dar 1,5 milhões de euros a quem tiver informações sobre a menina. Mas não está sozinho.
A imprensa diz que J.K. Rowling, autora de Harry Potter, já se comprometeu com 350 mil; Richard Branson, do Virgin Group, avançou com uma promessa de 150 mil euros e o futebolista Wayne Rooney com mais 36 mil euros. Ontem, Gerry McCann agradeceu os contributos, dizendo que nos "próximos dias" diria como o dinheiro vai ser gerido. A.S. e I.R.

Sugerir correcção