Torne-se perito

Oh mãe, para que é que serve um Festival da Eurovisão? (nº 3)

a Eles bem tentam que o Festival da Eurovisão mantenha a relevância que já teve. Mas, apesar da semi-final ter tido a quinta melhor audiência nacional do dia, a final de sábado confirmou que a actual verdadeira relevância do festival é só para a "nova" Europa expandida a Leste - repare-se como os países da "velha Europa" e velhos vencedores como a Inglaterra ou a Irlanda ficaram para "lanternas vermelhas" da classificação final - o que não explica o que me pareceu ser uma certa sobranceria de Isabel Angelino e Jorge Gabriel por Portugal não ter passado à final, tão ostensiva que chegava a ser desagradável. É que o Festival da Eurovisão tornou-se numa irrelevância que deve ser levada na desportiva (como eu próprio fiz com amigos), dentro da estética tão-mau-que-é-bom - e que pedia comentários muito menos preocupados com as tricas políticas das pontuações (e com as opiniões pessoais dos comentadores). Eládio?
O Tibete Proibido
Odisseia, 21h00
Em 1924, a exploradora francesa Alexanra David Neel e o monge tibetano Aphur Yongden empreenderam uma viagem espiritual de mais de 5000 km durante seis meses, naquela que viria a ser a primeira grande expedição ao território proibido de Lhasa, a capital do Tibete. Oitenta anos depois, o Odisseia reconstitui os seus passos percorrendo o mesmo caminho. Uma viagem iniciática desde as luxuriantes selvas do Vietname até aos vales proibidos de Yunnan, passando pelo mosteiro de Lhassa e atravessando a disputada região de Sikkim, até chegar à super povoada Calcutá.

O Mundo em GuerraCanal História, 21h00
Após a Primeira Guerra Mundial, o mundo estava cativado pelo sonho americano. A América representava as novas liberdades: na vida económica, social e política. Então, o sonho desfez-se em pedaços devido ao desastre económico mais grave da história moderna. Em todo o mundo, a Grande Depressão arruinou tanto o capitalismo como a democracia e a economia planificada ocupou o lugar do mercado livre. Este documentário, o segundo da série O Mundo em Guerra, analisa as causas e as consequências do crash da Bolsa de Nova Iorque.
Libéria: Guerreiros Esfomeados
SIC Notícias, 02h00
Os últimos anos têm sido terríveis para a Libéria. A guerra civil alastrou a todo o país. Grandes áreas são controladas por facções diferentes e estão transformadas em zonas de exclusão. Os grupos em confronto são compostos por guerrilheiros com não mais de dez ou 15 anos, que aterrorizam a população, deitando mão a tudo quanto conseguem pilhar. Uma equipa de televisão conseguiu entrar numa das cidades proibidas, encontrando uma situação caótica. O Toda a Verdade acompanhou a ONG Action Against Hunger na tentativa de compreender o real alcance da ajuda humanitária.

Roma: A Construção de um Império
Canal História, 20h00
Durante mais de 500 anos, Roma foi a civilização mais poderosa e avançada do mundo. A ambição e a ânsia de poder dos seus governantes impulsionaram um domínio da engenharia sem precedentes. Este documentário narra a história do Império Romano, desde a ascensão ao poder de Júlio César no ano 55 a.C., até à queda do império, aproximadamente no ano 537 d.C. e apresenta façanhas da sua engenharia.

Os Deuses de Bollywood: Ramgopal Varma e Sanjay Leela Bhansali
Biography Channel, 16h00/22h00
Ramgopal Varma é o inconformista de Bollywood, a indústria cinematográfica na Índia. O documentário segue a sua história, desde a época em que era proprietário de uma videoteca até se tornar numa das pessoas importantes de Bollywood. Ramgopal é intrépido, experimental e prolífico; para além disso, é conhecido pelos seus riscos criativos e a plataforma que proporciona aos jovens talentos, tanto técnicos como realizadores, através da sua produtora à qual chama "A fábrica". Às 16h30 (com repetição às 22h30), episódio da mesma série dedicado a Sanjay Leela Bhansali, apresentado como "o intruso por excelência" do mundo de Bollywood. No documentário, conta a história da sua luta para sair da pobreza, enquanto volta ao mísero alojamento da habitação em que cresceu.

Diário de ElefantesOdisseia, 22h00
Segundo episódio da série documental que mostra o dia-a-dia de pequenos elefantes órfãos que foram acolhidos pela Fundação David Sheldrick, no Parque Nacional de Tsavo, no Quénia.
Basquetebol: NBA
SportTV1, 02h40
Tarnsmissão, em directo, do quarto jogo da meia-final da conferência oeste entre os San Antonio Spurs e os Phoenix Sun.

Ténis: Masters SeriesSportTV1, 10h00 às 14h00
Primeiro dia do Torneio de Hamburgo.

Ciclismo: Volta à ItáliaEurosport, 14h00 às 16h30
Transmissão da terceira etapa, entre Barumini e Cagliari, numa distância de 195 quilómetros.

Ténis: WTAEurosport, 12h00 às 14h00
Primeiro dia do Torneio de Roma.

O Dia SeguinteSIC Notícias, 22h30
Dias Ferreira, Fernando Seara e Guilherme Aguiar comentam as incidências do futebol nacional, num debate moderado por David Borges.

Futebol: Resultado FinalSportTV1, 21h40
O rescaldo da jornada da I Liga, com apresentação de Miguel Prates.

Futebol: EurogoalsEurosport, 16h30
Resumo das principais incidências das principais ligas europeias. Apresentação de Nuno Santos.

Alien, o Oitavo Passageiro
Título original: Alien
Realizador: Ridley Scott
Actores: Sigourney Weaver, Tom Skerritt, Veronica Cartwright
EUA/GB, 1979, 117 min.
SIC, 01h15
Realizado por Ridley Scott, em 1979, O Oitavo Passageiro é o primeiro dos quatro filmes de uma das mais famosas sagas de ficção científica (a que a SIC dedica esta semana os seus espaços de cinema), capitaneada por Sigourney Weaver. No interior de uma nave espacial de carga, surge um estranho passageiro: um parasita letal que se hospedou no corpo de um dos tripulantes durante a passagem por um planeta desconhecido.
 
Esplendor na Relva
[Splendor in the Grass]
RTP1, 01h15
Elia Kazan realiza a partir do argumento oscarizado de William Inge, que regressa neste texto aos recalcamentos sexuais, tal como acontecia em Picnic (peça do mesmo autor, que Joshua Logan adaptou ao grande ecrã em 1955). Através de dois adolescentes à descoberta do amor no fim da década de 20, Kazan constrói um dos mais dilacerantes e belos poemas de amor, dando a Warren Beaty e a Natalie Wood (nomeada para o Óscar de melhor actriz) os papéis das suas vidas.

O Génio do Mal [Compulsion] Hollywood, 21h30
Filme inspirado num famoso caso judicial. Na Chicago dos anos 20, um advogado (Orson Welles) defende dois jovens ricos que mataram um menino para mostrarem a sua superioridade intelectual. Realizado por Richard Fleischer (Soylent Green) em 1959. Welles, Dean Stockwell e Bradford Dillman partilharam o prémio de melhor actor em Cannes.
 
No Limiar da Verdade
[Half Light]
Lusomundo Premium, 22h00
Uma escritora refugia-se numa casa na Escócia depois da morte do filho de sete anos e do fim do seu casamento. Aí, à medida que se adapta à nova vida, Rachel envolve-se com o faroleiro que vive e trabalha na ilha ao largo da costa. No entanto, quando parece estar a reconstruir a sua vida, começa a receber mensagens assustadoras do seu filho, que a mergulham num sobrenatural estado de loucura. De Craig Rosenberg, com Demi Moore, Henry Ian Cusick e Beans El-Balawi.
Cinema
Documentários
Actualidade
Prós e Contras - O Rapto
RTP1, 22h30
Onze dias depois do desaparecimento de Madeleine McCann, e numa altura em que a polícia prossegue as investigações e os interrogatórios, o Prós e Contras debate as diversas possibilidades - com destaque para hipótese de rapto - do desaparecimento da criança. Com a presença de diversos especialistas e a moderação de Fátima Campos Ferreira.
Rádios
A Ciência e a Cidade
TSF, 17h40
A TSF estreia uma nova rubrica sobre Ciência e a sua relação com os centros urbanos, que será emitida diariamente às 17h40. Sociólogos, arquitectos, cozinheiros, engenheiros e cientistas abordam temas como a mobilidade urbana, o ócio, a alimentação ou a planificação nas cidades.

Pessoal e TransmissívelTSF, 19h10
O cientista Rui Luís Reis, responsável pelo Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, é o convidado de Carlos Vaz Marques.

Língua de TodosRDP África, 19h20
Programa sobre os problemas do ensino do português em Portugal para alunos de origem africana.

Reportagem
Sem Rasto de Joana
RTP2, 22h40
Sem Rasto de Joana é uma reportagem do jornalista Jorge Almeida, com imagem de Pedro Silveira Ramos sobre o desaparecimento de Joana da aldeia de Figueira, no concelho de Portimão no Verão de 2004.

Vidas a CréditoRTP2, 00h35
Reportagem da jornalista Teresa Botelheiro, com imagem de Carlos Oliveira, sobre o crédito mal parado em Portugal.

Sugerir correcção