Uma história parecida com a vida, pelo Teatro de Marionetas do Porto

Depois da televisão nos anos 80, músico e encenador voltam a trabalhar juntos, desta vez no teatro

a Há um crocodilo deprimido que veio por engano para a Europa num carregamento de malas de pele, um grilo gigante que planta alfaces de crescimento, um texugo que fala antes de pensar e um urso formigueiro entalado na armadilha do anão Pereira. Bichos do Bosque, a nova criação de João Paulo Seara Cardoso, seria o jardim zoológico privativo do Teatro de Marionetas do Porto (TMP) se estes animais não vivessem em liberdade. Mas vivem, e são "personagens de uma história parecida com a vida" a partir de hoje (até aqui tem sido só para escolas) no Balleteatro Auditório, Porto, para maiores de quatro anos.Oitava de uma série de produções dois-em-um - tal como os anteriores espectáculos para a infância, Bichos do Bosque é uma peça de teatro e é um livro, com texto de Seara Cardoso e ilustrações de Júlio Vanzeler -, a nova criação do TMP é uma fábula sem moral, diz o encenador: "Gostaria que os meus espectáculos infantis fossem amorais - que não houvesse uma moral da história, apenas uma história." Também nesse sentido Bichos do Bosque é uma produção como as outras.
Novidades? Manuela Azevedo, a vocalista dos Clã, canta a canção de abertura ("Não é só uma canção de abertura: o ambiente todo que eu queria que o espectáculo tivesse está lá, nessa pequeníssima canção"), composta por Jorge Constante Pereira, o autor da banda sonora de séries como Os Amigos de Gaspar e A Árvore dos Patafúrdios (também criações de Seara Cardoso, mas noutra vida). "Nos anos 80 trabalhei muito com ele em televisão, mas nunca mais nos tínhamos encontrado. O Jorge tem uma escrita musical muito particular que nos remete logo para esse imaginário televisivo de coisas como Os Amigos de Gaspar", acrescenta o encenador.
Ainda sem itinerância prevista - o TMP tem o programa completo com outras produções -, Bichos do Bosque fica em cena até ao último dia do mês e depois regressa em Junho. Para o ano pode haver mais: a companhia faz 30 anos e vai organizar uma retrospectiva "quase integral", com pelo menos 15 dos 30 espectáculos da vida do TMP.

Bichos do BosqueEnc. de João Paulo Seara Cardoso.
PORTO Balleteatro Auditório. De 12 a 31 de Maio e de 8 a 17 de Junho. Sáb. às 16h e 21h30; dom. às 16h.

Sugerir correcção