Torne-se perito

Salazar Mais 500 assinaturas contra museu recolhidas em Viseu

Cerca de 500 pessoas subscreveram ontem, no Rossio de Viseu, a petição contra a criação do Museu Salazar, em Vimieiro (Santa Comba Dão). A iniciativa da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) foi contestada por um pequeno grupo de militantes do PNR e populares saudosistas do ditador. Amália Barroso, de 83 anos, foi das primeiras a assinar a petição. Ao mesmo tempo que lamentava que "a memória das pessoas seja fraca", justificou: "Sou do tempo do regime do doutor Salazar e sei que o povo era oprimido e que muita gente sofreu e foi perseguida. Um museu é uma homenagem que ele não merece". Também Graciete Ribeiro, de 70 anos, recordou a "miséria do povo" durante o fascismo e acrescentou que "o dinheiro que ali vão gastar poderia ser aplicado noutra coisa". O projecto da autarquia (que garante não querer homenagear Salazar) inclui um centro de estudos e um parque temático do Estado Novo, alegadamente sem esquecer o carácter repressivo da ditadura. Os argumentos não convencem Francisco Almeida, da URAP, que avisa que a intenção é construir "uma Meca do fascismo". "Se o presidente da câmara quer este museu, que o faça com o dinheiro dele e dos amigos e não com o dos contribuintes", acrescentou Alberto Andrade, enfatizando que a URAP tudo fará para impedir a sua construção, até porque "viola a Constituição da República".
Os ânimos exaltaram-se quando populares defenderam que "Salazar faz cá muita falta" e um pequeno grupo de extrema-direita deu vivas ao ditador. Entre eles Carlos Matos, de 20 anos, militante do PNR, que levantou o braço numa saudação fascista, repetidas vezes. "Sou fascista e salazarista, com muito orgulho. Vim mostrar a minha indignação a quem quer alterar o rumo da História", desafiou.
Já Álvaro Figueiredo, de 63 anos, defendeu a criação do museu, "porque as pessoas precisam de saber o que era o ditador". "Isto só revela um atraso de mentalidade. Não gosto de Salazar, mas o museu é necessário para que a ditadura não caia no esquecimento."
Segundo Francisco Almeida, só ontem a petição foi subscrita por "pouco mais de 500 pessoas", pelo que a iniciativa se irá repetir por várias cidades do país.
Maria Albuquerque

O número de alunos abrangidos pelo programa de enriquecimento curricular do 1.º ciclo diminuiu em todas as actividades, à excepção do Inglês, com descidas que chegam a rondar os 19 por cento, no caso do ensino da Música. De acordo com dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação, o número de alunos da antiga primária que frequentam o ensino da Música caiu 18,9 por cento, passando de 337.206 em Novembro para 273.178 este mês. Na actividade desportiva, a quebra chega aos 12,3 por cento, enquanto no apoio ao estudo o decréscimo ficou-se pelos 11,7 por cento.
Mais de 600 mil pessoas visitaram o Pavilhão Atlântico em 2006, para assistir aos mais de 100 eventos de natureza diversa realizados nos seus três espaços - Sala Atlântico, Sala Tejo e Centro de Negócios. O ano terminou com um resultado líquido de 350 mil euros e o número de visitantes representa um aumento de cinco por cento em relação ao ano anterior, refere a empresa proprietária numa nota à imprensa. Os cantores Rui Veloso, Andrea Bocelli, Roberto Carlos e Tony Carreira e os grupos Pixies, Pearl Jam e Depeche Mode foram alguns dos nomes da agenda de espectáculos do pavilhão no ano que passou.
Uma mulher de 68 anos morreu ontem no rio Tejo após cair de um cacilheiro que fazia a ligação entre Cacilhas e Belém, informou fonte da Polícia Marítima. A mesma fonte afirmou que a queda terá ocorrido por volta das 17h20 e foi testemunhada por pescadores.
O cadáver da mulher foi recolhido hora e meia mais tarde por uma lancha da polícia marítima, depois de ter sido avistado por um catamarã. Nas buscas estiveram envolvidos um salva-vidas, uma lancha com quatro mergulhadores do Regimento de Sapadores Bombeiros e uma outra lancha da Administração do Porto de Lisboa.

O reforço do patrulhamento nos postos de combustíveis e a criação de um mecanismo que permita um contacto directo com as esquadras policiais foram algumas das medidas ontem sugeridas pela Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis para aumentar os níveis de segurança naqueles locais. A associação esteve reunida com o secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães, o qual já havia anunciado que o actual esquema de segurança iria ser melhorado através da continuação do reforço dos meios de videovigilância.
O Governo quer que, em 2008, o combate aos fogos florestais comece menos de 20 minutos depois do alerta em todo o país, anunciou ontem o secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, durante a apresentação do dispositivo de combate para este ano, orçado em 60 milhões de euros. Quanto aos meios disponíveis, haverá um aumento, sendo mais acentuado nas épocas que antecedem e sucedem o período do Verão, o de maior risco de fogos florestais. De 15 de Maio a 30 de Junho, os meios humanos crescerão 42,8 por cento (mais 2930 elementos).
Doze detidos, apreensões de droga, viaturas, telemóveis, dinheiro, objectos de ouro e moeda falsa foi o resultado de uma operação da GNR realizada ontem na zona do Vale da Amoreira, no concelho da Moita, que envolveu 127 militares. Em declarações à agência Lusa, o tenente-coronel Duarte, comandante do Grupo Territorial de Almada, afirmou que foram realizadas 12 buscas domiciliárias, com o objectivo de apreender droga e executar 19 mandados de detenção. Nas várias buscas foi apreendido um quilo de droga, entre haxixe, cocaína e heroína.

Sugerir correcção