João Figueiredo concorre para juiz do Tribunal de Contas

a O secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, está a concorrer para juiz do Tribunal de Contas. A informação foi confirmada ao PÚBLICO por fonte oficial das Finanças, que garante que a candidatura apresentada pelo actual responsável pela reforma da administração pública não implica o abandono das suas funções governativas."Sim, é verdade que o dr. João Figueiredo entregou uma candidatura para juiz do Tribunal de Contas. Mas não é a primeira vez que ele concorre, até porque o dr. João Figueiredo é funcionário do Tribunal de Contas", sublinha fonte oficial das Finanças.
Perante a questão de quais os motivos que levaram a esta candidatura, a fonte contactada esclarece que a mesma "tem a ver com aspectos da sua vida profissional e não se relaciona com as funções governativas que actualmente desempenha nem implicará, em caso algum, o abandono dessas mesmas funções".
Recorde-se que João Figueiredo tem sido o rosto mais visível da reforma da administração pública em curso e que tem merecido forte contestação por parte dos sindicatos. A sua chegada ao Governo ocorreu pela mão de Luís Campos e Cunha, o primeiro ministro das Finanças de José Sócrates, tendo, no entanto, continuado nas mesmas funções aquando da chegada de Fernando Teixeira dos Santos à pasta das Finanças.
O curriculum do actual secretário de Estado, publicado na página de Internet do Ministério das Finanças, dá conta de que João Figueiredo apenas exerceu funções governativas desde que José Sócrates chegou a primeiro-ministro. Antes disso, entre vários cargos desempenhados, destaca-se o de membro "da Comissão para a Qualidade e Racionalização da Administração Pública em 1992 e 1993" e o de "auditor-coordenador do Tribunal de Contas".

O gabinete de João Figueiredo garante que a sua candidatura não implicará o abandono das suas funções governativas

Sugerir correcção