Lesão de Quim obriga Benfica a mudar ainda mais a defesa

Fernando Santos já não podia contar com Luisão e também não vai ter Quim frente ao PSG. Moreira está de volta, David Luiz passou o teste

a O Braga tenta hoje o que parece ser impossível depois de ter perdido por 3-2 na recepção ao Tottenham, na primeira mão dos oitavos-de-final. Os minhotos vêm de um empate com o Beira-Mar e vão encontrar os ingleses na melhor forma da época. Jorge Costa acredita que a eliminatória ainda está aberta e que a sua equipa pode "dar o melhor para tentar ganhar e representar bem uma cidade e um país". "Temos que marcar primeiro, tentar enervar o Tottenham. Se conseguirmos, teremos possibilidades de virar a eliminatória."José Mourinho pode ter dado uma ajuda na táctica para ganhar ao Tottenham - marcou dez golos nos últimos três jogos e quase afastou o Chelsea da Taça de Inglaterra. O treinador do Chelsea e Jorge Costa encontraram-se ontem para um café, mas o treinador do Braga garante que não procurou conselhos. Jorge Costa reconheceu ter pela frente um desafio onde "todos os cuidados são poucos". "A nossa tarefa está complicada. Não podemos entrar de maneira a sermos humilhados. Não jogaremos à defesa, mas utilizarei uma estrutura que nos permita sonhar." Para que o sonho aconteça, vai mexer, e muito, na equipa titular. Zé Carlos, Wender e João Pinto voltam ao ataque, os laterais Luís Filipe e Carlos Fernandes também e Nem sai para dar lugar a Paulo Jorge. No meio-campo, há dúvidas quanto a Castanheira, Madrid deve jogar à frente da defesa e Andrade jogará como médio interior.
No Tottenham, há grande confiança. E nem a lesão grave do central Gardner preocupa o treinador dos ingleses. "Estamos confiantes nas nossas capacidades e temos um plantel muito versátil", disse o técnico do Tottenham, Martin Jol. É por isso que pensa poupar Aaron Lennon e o goleador búlgaro Berbatov. O "capitão" Robbie Keane recuperou de uma entorse e pode jogar de início. Menos sorte tem Ricardo Rocha, de fora por ter jogado pelo Benfica nas competições europeias. O jogo começa às 20h15 (RTP1) e Laurent Duhamel (França) é o árbitro.
Equipas prováveis:
TOTTENHAM Cerny; Staltery, Chimbonda, Dawson, Lee Young; Ghaly, Zokora, Tainio, Malbranque; Robbie Keane e Mido.
BRAGA Paulo Santos; Luís Filipe, Paulo Jorge, Rodriguez, Carlos Fernandes; Madrid, Andrade, Frechaut; João Pinto, Wender e Zé Carlos.
Matilde Rocha Dias
4
Jogos. Hoje jogam Bayer Leverkusen-
-Lens; Osasuna-G. Rangers; Werder Bremen-Celta de Vigo; Tottenham--Sp. Braga.
a É já amanhã que o Benfica recebe o Paris Saint-Germain no Estádio da Luz, em jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. A equipa portuguesa está obrigada a vencer se quiser seguir em frente, depois da derrota no Parque dos Príncipes, há uma semana, por 2-1. Numa altura em que as principais preocupações "encarnadas" deviam centrar-se no ataque, é a defesa que mais dores de cabeça tem dado a Fernando Santos. Depois da lesão de Luisão (ainda em França), foi agora a vez do guarda-redes Quim, o único totalista do Benfica esta época, lesionar-se, contraindo uma entorse no joelho esquerdo.
Uma defesa de recurso contra a U. Leiria, anteontem, obrigou à sua substituição por Moreira, que recebeu a ovação da noite e viu aberto o caminho para o regresso à baliza benfiquista.
Já ontem ficou certa a impossibilidade do treinador benfiquista utilizar Quim no encontro com o PSG, embora só amanhã se saiba a real extensão da lesão. A vaga poderá ser ocupada por Moreira ou por Moretto, os dois suplentes que Fernando Santos tem vindo a alternar no banco ao longo de toda a época. Contra a U. Leiria, era o jovem português quem estava no banco, saindo-lhe o brinde. E, tendo em consideração os aplausos que recebeu do público da Luz quando entrou em campo, seria uma insensibilidade do técnico benfiquista não lhe entregar a baliza.
Ao contrário de Moretto, o português goza de um crédito imenso entre os adeptos. Se Fernando Santos optar pelo brasileiro, terá um jogador a defender a baliza sob uma pressão imensa das bancadas da Luz. Por isso, e apesar de Santos insistir na ideia de que ambos os atletas estão em pé de igualdade, será muito difícil deixar Moreira fora do "onze" inicial.
No que diz respeito ao centro da
defesa, a ausência de Luisão será preenchida com a chamada de David Luiz. O jovem defesa-central bra-
sileiro de 19 anos agradou a todos na partida frente aos leirienses. Nem Fernando Santos poupou elogios ao jogador, arriscando compará-lo a Ricardo Carvalho.
Para além das "baixas" de Quim e Luisão, soma-se a de Rui Costa. O médio ainda não recuperou totalmente do problema físico que o afastou dos últimos encontros e procura recuperar a tempo de poder vir a ser utilizado no encontro com o FC Porto, a 1 de Abril.
Jogo da época para o PSG
Entre os franceses, a partida de amanhã é de "vida ou de morte". O clube parisiense está na zona de despromoção no campeonato francês (é penúltimo) e só uma carreira positiva nas competições europeias pode salvar uma temporada negra.
Pauleta, autor do primeiro golo do Paris-SG na partida de Paris, é o primeiro a assumir a importância do jogo. "Mais do que nunca, este é o momento para reagir", afirmou o ponta-de-lança no sítio oficial do clube na Internet poucos dias depois de mais um desaire para o campeonato.
Para a Luz, o antigo internacional português revelou qual será o espírito dos jogadores da sua equipa: "Temos de dar a vida em campo". E, pelo menos a história recente, confere uma réstia de esperança à equipa treinada por Paul Le Guen, já que o Paris-SG não consentiu qualquer golo fora de casa na edição deste ano da Taça UEFA.
Mesmo assim, a principal preocupação dos franceses está na competição doméstica. Mais do que seguir em frente na Taça UEFA, é a manutenção na primeira divisão francesa que ocupa os pensamentos dos jogadores. Uma leitura das entrevistas que concedem aos órgãos de comunicação social franceses não deixa dúvidas a esse respeito.
O árbitro do jogo será o alemão Florian Meyer.

Sugerir correcção