Incubus, banda de culto para massas

a Quando, daqui a alguns anos, a história presente da música rock for inscrita em enciclopédia, os Incubus parecerão banda fora do seu tempo. Quando surgiram, foram inseridos na vaga que, na ressaca do grunge, intensificou os riffs distorcidos e chamou a si a colaboração de DJs: chamaram-lhe "nu-metal", género que assaltou as tabelas e conquistou o público juvenil na passagem para o século XXI, personificado em bandas como os Korn, os Limp Bizkit ou os Deftones. Os Incubus foram nesses anos umas das muitas "next big-things" do período. Contudo, se ninguém se lembra hoje de uns P.O.D. ou de uns Drowning Pool (quem?), a banda de Brandon Boyd sobreviveu à ressaca do género e, apesar das vendas e das parangonas na imprensa serem actualmente bem mais discretas do que por altura de Make Yourself (1999) ou Morning View (2001), mantiveram uma base de fãs que lhes permite regressar à maior sala de espectáculos lisboeta, o Pavilhão Atlântico, esperando sala bem composta de fãs (a confirmar a partir das 20h, quando os portugueses More Than A Thousand iniciarem a primeira parte do concerto).
No fundo, salvaguardadas as devidas distâncias, os Incubus estão mais próximos do rock clássico de corredores de longo curso como Pearl Jam ou Red Hot Chili Peppers (influências que sobressaem na discografia), que dos companheiros iniciais de carruagem. Tal como as referências, têm refrões épicos e orelhudos, condição essencial para preservar um par de melodias na memória comum, e, pormenor nunca desprezível nestas coisas, têm como vocalista um Brandon Boyd que dá ares de sex-symbol de uma geração que jurava a pés juntos não os ter.
O concerto que vêm dar ao Pavilhão Atlântico hoje à noite, no que é a segunda visita ao recinto lisboeta e a terceira passagem por Portugal (também fizeram parte do cartaz do Rock in Rio Lisboa 2004), será concerto de uma banda de veteranos antes do tempo. O mundo não deu pela edição do seu último álbum, Light Grenades (Novembro de 2006), mas ele lá esteve, na primeira semana de edição, no topo das tabelas da Billboard.
Actualmente, os Incubus são banda de culto para massas e, se este já não parece ser o seu tempo - os anos 90 desapareceram há muito -, os fãs seguem-nos com devoção.

Sugerir correcção