Morreu Gian Carlo Menotti, "o maestro louco"

Morreu no dia 1 de Fevereiro, num hospital do Mónaco, o compositor e libretista Gian Carlo Menotti. Nascido em 1911, em Itália, adquiriu mais tarde a nacionalidade norte-americana. Em Itália, era conhecido como "o maestro louco" pelos seus admiradores. Menotti teve grande sucesso nos anos 1940 e 50, depois da sua primeira obra de maturidade, a ópera cómica Amelia Goes to the Ball, estreada em 1937. Escreveu várias óperas, entre as quais The Medium, The Telephone e The Consul, esta última vencedora de um prémio Pulitzer em 1954. Em 1951, escreveu uma ópera de Natal, Ahmal and the Night Visitors, que foi a primeira a ser transmitida pela televisão.
Em 1958, Menotti fundou o Festival dos Dois Mundos em Spoleto (Itália). Em 1977, criou um outro festival "gémeo" em Charleston (EUA). Da sua produção das últimas décadas destacam-se duas óperas: Goya (1986), escrita para Plácido Domingo e estreada na Washington Opera, e The Singing Child (1993).
Para além de escrever os textos das suas próprias óperas, Menotti escreveu libretos para o compositor Samuel Barber. Foi ainda autor de concertos, de música para bailados e de outras pequenas peças para voz, o seu instrumento de eleição.

Sugerir correcção