Ponte de Vila Franca de Xira celebra hoje 55 anos

Os cinco arcos matálicos que caracterizam a ponte foram construídos em Inglaterra e depois transportados de barco para Portugal

A primeira ponte sobre o Tejo na região de Lisboa, que permitiu a ligação da margem Norte ao Sul do país e encurtou em dezenas de quilómetros a distância entre Vila Franca de Xira e o Porto Alto, celebra hoje 55 anos.Inaugurada a 30 de Dezembro de 1951 com o nome do Marechal Carmona, a ponte, que com o tempo viria a ser mais conhecida como "de Vila Franca", foi uma das maiores obras públicas realizadas em Portugal e um marco do antigo regime. Com 1224 metros de comprimento, sendo 520 sobre o rio, e o restante preenchido por dois viadutos de betão armado, a ponte foi construída em mil dias e custou 130 mil contos.
Em 1924 chegou ao Ministério das Obras Públicas o primeiro pedido oficial da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para a construção de uma ponte sobre o Tejo, numa época em que a passagem de uma margem para a outra do rio era feita em barcos a motor que partiam dos cais de Vila Franca e do Cabo. Na altura, a ponte mais próxima de Lisboa era a de Santarém, a cerca de 80 quilómetros da capital.
Vinte e quatro anos após o pedido da autarquia de Vila Franca e depois da realização de estudos para definir qual seria o melhor local para construir a ponte sobre o Tejo e da elaboração do projecto e respectivo concurso de adjudicação da obra, a construção foi concedida em Abril de 1948 ao grupo formado pela Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos Lda. e pela Dorman, Long & Co. Lda., uma escolha justificada como "a proposta mais vantajosa para o Estado português". Em Junho de 1949, depois da apresentação do projecto definitivo e da consignação da obra, começariam os trabalhos.
Os cinco arcos metálicos que caracterizam a ponte foram construídos em Inglaterra, em estaleiros de uma das empresas do grupo a quem foi consignada a obra, e depois transportados para Portugal de barco. A ponte foi concluída e oficialmente inaugurada a 30 de Dezembro de 1951 pelo então Presidente da República, o general Craveiro Lopes.
Além dos populares que assistiram à inauguração, que foi precedida de actos oficiais e culturais, estiveram também presentes no acto solene o cardeal-patriarca de Lisboa, António Cerejeira, e o então presidente do Conselho de Ministros, António Oliveira Salazar, entre outros. Os festejos que animaram nesse dia as ruas de Vila Franca prolongaram-se pela noite fora, em bailes organizados pelas colectividades locais.
A passagem pela ponte que liga Vila Franca de Xira a Porto Alto, no concelho de Benavente, chegou a ser cobrada por portagens. Já com 15 anos de idade, a Ponte Marechal Carmona veria nascer mais a sul, no dia 6 de Agosto de 1966, a Ponte 25 de Abril, na altura conhecida como ponte Salazar.
A ponte de Vila Franca poderá conhecer nos próximos anos duas novas "companheiras", com a ponte do Carregado já em obras e inauguração prevista para Junho de 2007 e com a projectada terceira travessia de Lisboa, entre Chelas e o Barreiro, onde irá passar o comboio de alta velocidade em direcção a Madrid. Lusa

Sugerir correcção