Colecção Berardo avaliada em 316 milhões de euros

Obras de Joana Vasconcelos, Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa, Fernanda Fragateiro e Rui Chafes na inauguração simbólica do Museu Berardo

A Christie"s, a mais reputada das leiloeiras internacionais, avaliou a Colecção Berardo em 316 milhões de euros, anunciou ontem a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima. Segundo a ministra, este seria o custo da construção de dois Centros Culturais de Belém e de três Casas da Música.
Isabel Pires de Lima aproveitou a inauguração simbólica do Museu Berardo de Arte Moderna e Contemporânea (Museu Berardo) - a grande inauguração será em Julho - para divulgar o valor pelo qual até 2016 o Estado pode adquirir a colecção do investidor e coleccionador madeirense Joe Berardo.
Como estabelecido no protocolo assinado há oito meses pelo Governo de José Sócrates e por Berardo, até 2016 Portugal tem direito de preferência na compra das 862 obras de arte que servem de base ao Museu Berardo no Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém (CCB). Segundo Pires de Lima, a compra desta colecção "rara" e de "elevado valor a nível mundial" deve ser feita.
"Fazer todos os esforços para fixar a colecção em Portugal é um imperativo nacional e um dever patriótico", disse a ministra.
Pires de Lima sublinhou ainda que, até hoje, autores de referência como Picasso, Andy Warhol ou Francis Bacon, com obras na Colecção Berardo, "não estavam na sua maioria esmagadora nas colecções públicas de museus portugueses". A inauguração do Museu Berardo é, assim, o "nascimento de um novo e diferenciado espaço da Cultura em Portugal", disse a ministra na última de uma série de intervenções em que falaram Berardo, José António Pinto Ribeiro (pelo conselho de administração da nova Fundação Berardo) e o francês Jean-François Chougnet, que em Janeiro assume a direcção artística do museu.
Não foi ainda no seu primeiro acto público em Portugal que Chougnet, de 49 anos, revelou o seu projecto para o museu. O ainda director do Parc de La Villette, em Paris, explicou apenas que só dentro de um ano será anunciado um programa de exposições temporárias e que até lá o museu deverá ficar ocupado com uma grande exposição da colecção.
Antes de uma visita guiada aos trabalhos de escultura que fizeram a inauguração simbólica do museu - obras de Joana Vasconcelos (a vencedora do concurso lançado este Verão pela Fundação Berardo), Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa, Fernanda Fragateiro e Rui Chafes (os restantes concorrentes) -, Joe Berardo sublinhou a vontade de reforçar a presença dos criadores nacionais na sua colecção. Estas obras podem ser vistas gratuitamente nos horários normais de funcionamento do Centro de Exposições do CCB.

Sugerir correcção