Torne-se perito

Pigi e os amigos chegam ao canal Panda em Janeiro

O canal infantil continua a aposta no desenvolvimento de conteúdos de produção própria e estreia uma animação premiada com um BAFTA

O Panda Doc é a nova aposta de programação do canal Panda, específico para o público português, que foi ontem apresentado à imprensa. No pacote de novidades estão também várias estreias de "desenhos animados", incluindo a de Jakers, The Adventures of Piggley Winks (em português, baptizado como Pigi e os Seus Amigos).Já a partir de Janeiro, aos fins-de-semana (quando o ZigZag da 2: "folga"), de manhã, ao início da tarde e ao princípio da noite, Piggley Winks estreia-se no canal de cabo. É uma das estreias mais aguardadas, já que a série foi galardoada com o prémio inglês de melhor série animada, BAFTA, e com seis Emmy. Esta animação computorizada em 3D retrata a vida do porco Pigi e dos seus amigos, a pata Dannan e o touro Ferny, numa quinta na Irlanda e as suas aventuras, contadas pelo Pigi aos seus netos. A série formula uma questão moral em cada episódio, revelando uma importante lição de vida aos seus espectadores.
Entre as estreias anunciadas estão as japonesa Mew Mew Power, a história de cinco meninas que lutam contra extraterrestres que têm o poder de se fundir com o ADN dos animais para criar monstros. "Uma família feliz", baseada nos populares livros de Berenstain, também arranca no canal infantil, juntamente com Harry e o Balde de Dinossauros (que passa na 2:).
"Porque é que os barcos não se afundam?"
Em cinco minutos, que é quanto vai durar um episódio do Panda Doc, um especialista responde a uma pergunta específica sobre o mundo ao nosso redor, utilizando para isso simples experiências científicas.
Este programa "pretende divulgar os princípios que regem a ciência e dar resposta às perguntas ou inquietudes comuns a todas as crianças", que se encontram na "idade dos porquês", explicou a directora do canal, Isabel Mimoso. O primeiro episódio vai ao ar dia 30 de Dezembro às 20h e pretende responder à questão "Porque é que os barcos não se afundam?", com a colaboração do engenheiro de construção naval, António Mateus.
Esta estreia vem reforçar a actual oferta de programas interactivos e didácticos como o Panda Profissões no qual se dá a conhecer aos mais novos "o mundo por trás de cada profissão", o Panda Atelier II, que revela os truques dos trabalhos manuais, o Panda Flash, dedicado às notícias e acontecimentos sobre eventos culturais, desportivos, pedagógicos e musicais direccionados ao público infantil e o Panda Parabéns, que assinala o aniversário dos fãs do canal televisivo.
O Panda é o terceiro canal mais visto do cabo e conta com uma audiência média de um milhão de espectadores.

Sugerir correcção