Torne-se perito

SIC é o canal mais caro e com mais tempo de publicidade

Num ano, a RTP duplicou o tempo de publicidade no total da emissão. TVI domina no valor gasto

Um quarto do tempo total da emissão da SIC durante o mês de Setembro foi dedicado à publicidade. A TVI, canal que no mesmo mês do ano passado tinha ainda mais publicidade que a SIC este ano, caiu para segundo lugar (a três décimas). Mas o grande salto foi protagonizado pela RTP1. O canal público duplicou o tempo de antena ocupado pela publicidade - de 8,9 para 18,6 por cento.Nestes valores do estudo Media Regular Analysis da agência de meios Carat não está incluído o tempo gasto em autopromoções das estações, mas abrangem tudo o que é publicidade comercial, incluindo televendas, e divulgação.
Contactada pelo PÚBLICO, a RTP garantiu que continua a respeitar os valores máximos de quota que lhe estão impostos desde o final de 2003: seis minutos de publicidade comercial por cada hora de emissão. No caso das estações privadas de sinal aberto esse limite é de 20 por cento da emissão diária - mas para este cálculo não se consideram as televendas, a promoção de programas e produtos do operador, patrocínios e campanhas de interesse público ou humanitário.
Na análise média acumulada desde o início do ano, percebe-se um aumento substancial em relação aos três anos anteriores. Até Setembro, a saturação publicitária estava, no total da televisão, nos 22,8 por cento. Uma média ligeiramente acima de 2004 (21,7%) e longe de 2003 (20,7%) e de 2005 (18,3%), mas que demonstra a presença de provas desportivas como o Europeu de futebol (há dois anos) e do Mundial de futebol (no início do Verão).
A SIC é também o canal em que os blocos de publicidade são, em média, mais longos (7m48s), seguida da TVI (7m36s); a RTP faz blocos de 5 minutos (quase o dobro do tempo de Setembro de 2005). A duração média de um bloco publicitário televisivo foi em Setembro de 6m12s, mais um minuto que há um ano.
Analisando o espaço dedicado às autopromoções, o estudo da Carat concluiu que a RTP é o canal que mais tempo de antena dedica a promover os seus programas face à publicidade geral que apresenta.

SIC aumentou preço dos spots em 30 por cento
De acordo com a Carat, no mês da rentrée televisiva o canal de Carnaxide passou a ser também a televisão com os preços de publicidade mais altos do mercado nos horários de maior audiência, devido a um aumento de 30 por cento face ao mesmo mês do ano passado. Um spot publicitário de 30 segundos em horário de maior audiência custa 31.876 euros. Durante o mês de Setembro, o preço de um anúncio de 30 segundos na SIC poderia custar entre 366 e 31.876 euros (o dobro da RTP), consoante o horário a que fosse emitido, ao passo que na TVI o preço variava entre 283 e 21.035 euros.
Não será alheia a esta decisão a subida nas audiências do canal de Carnaxide nos meses de Verão - depois de no início do ano ter descido ao terceiro lugar, ultrapassada pela RTP -, impulsionada pelos resultados dos jogos do Mundial de futebol e também alguma confiança nos resultados proporcionados pela novela Floribella.
Na relação entre o valor de cada ponto percentual de quota de telespectadores e o preço de um spot de 30 segundos, a RTP é a estação com o custo mais baixo para os anunciantes: custa actualmente 964 euros (mais barata que há um ano); e a TVI continua a ser a que mais investimento consegue captar, com 1588 euros pelo mesmo tempo. O preço da SIC é 1121 euros.

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