Galandum Galundaina celebram dez anos com DVD

Banda mirandesa faz hoje concerto no Teatro Municipal de Bragança, do qual sairá o disco Dieç Anhos

Os Galandum Galundaina, grupo de música tradicional de Miranda do Douro, realiza esta noite no, Teatro Municipal de Bragança, um concerto ao vivo que será gravado em DVD (vídeo digital). Será o primeiro DVD do grupo, que assim quer registar parao futuro alguns dos melhores temas de um repertório construído ao longo de uma década. O espectáculo, com entrada gratuita, conta com a participação de grupos de caretos, pauliteiros e danças mistas e também de dois gaiteiros convidados, Paco Diez (Espanha) e Malcom McMillan (Escócia). Há dez anos atrás, os Galandum Galundaina (nome de uma canção tradicional mirandesa) formaram-se com o projecto de promover a investigação, recolha e divulgação de temas musicais que corriam o risco de ser perder. Dez anos depois, o grupo acredita ter ido muito mais além: "Para além da recuperação e divulgação de dezenas de temas musicais, nós conseguimos que alguns instrumentos, como a gaita-de-foles, entrassem na moda", diz Paulo Meirinhos, o único dos músicos fundadores que se mantém na formação actual.
De facto, actualmente muitos jovens querem aprender a tocar os instrumentos tradicionais - e o som da gaita-de-foles até já entrou no circuito das músicas nos telemóveis, por exemplo. Os Galandum conseguiram dar "modernidade" ao som tradicional e os seus espectáculos têm vindo a mobilizar tanto as pessoas mais velhas como os jovens.
Em palco, os músicos dos Galandum cantam unicamente em mirandês: "Através da nossa língua, procuramos transmitir as vivências, os ditos, a cultura viva. Falamos das coisas do dia-a-dia, do que se come, do que se bebe e da forma como se vive", explica Paulo Meirinhos. A língua acaba por despertar curiosidade junto do público, e o tom jocoso utilizado nos diálogos com as plateias contribuem para que se crie um ambiente de grande empatia com o público. "Os nossos concertos são muito mais do que música. Há imagens, ambientes e cores característicos desta região de Trás-os-Montes e que nós queremos registar", explica o músico. São essas imagens que vão ficar registadas no DVD que esta noite vai ser gravado, e que será intitulado Dieç Anhos (Dez Anos).
Este será o terceiro trabalho editado pelo grupo, que anteriormente gravou os CD L Purmeiro e Modas i Anzonas (considerado o 4º melhor álbum nacional de 2005 pelo suplemento Y).
Os Galandum são frequentemente vistos como "embaixadores" da música mirandesa, e já levaram as sonoridades das Terras de Miranda a todo o país e também ao estrangeiro, nomeadamente a Espanha, França, Brasil, Cuba e México.
Para além da singularidade que a língua mirandesa confere ao grupo, o sucesso, considera Paulo Meirinhos, está também na cuidada formação musical dos instrumentistas. Paulo Preto, Alexandre e Paulo Meirinhos são professores de música; Manuel Meirinhos (o terceiro irmão do grupo) estudou Engenharia Geográfica, mas também passou pelo Conservatório do Porto. E todos eles demonstram uma grande polivalência, cantando e tocando diversos instrumentos.
O reportório dos Galandum Galundaina não inclui temas originais, apostando o grupo em fazer pequenos arranjos dos temas da tradição musical mierandesa. "Esse cunho conseguimo-lo, curiosamente, quando tentámos recriar a forma como os antigos cantavam e tocavam", conclui Meirinhos.

Sugerir correcção