Mais de cem filmes candidatos ao Cine"Eco de Seia

O realizador e crítico de cinema
Lauro António está a proceder
à pré-selecção dos filmes

Mais de uma centena de filmes de 24 países concorrem à edição deste ano do Cine"Eco - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela, anunciou a organização. "Os filmes, na sua maioria documentários que têm como pano de fundo a temática ambiental, concorrem às Campânulas de Ouro e aos diversos prémios monetários, num montante global de 16 mil euros", precisou à Lusa Mário Jorge Branquinho, da organização da 12.ª edição do festival, a cargo da Câmara Municipal de Seia e a realizar entre 20 e 29 de Outubro.Segundo o mesmo responsável, "além de um significativo número de filmes portugueses, há a registar a presença maciça de filmes brasileiros, alguns dos quais concorreram ao FICA - Festival de Cinema de Ambiente de Goiás (Brasil), com o qual o Cine"Eco tem estabelecido uma importante parceria, dado que o festival brasileiro nasceu inspirado no de Seia".
"Neste momento", assinalou, "a direcção técnica do festival, da responsabilidade do realizador e crítico de cinema Lauro António, está a proceder à pré-selecção dos filmes, dado que apenas cerca de meia centena será escolhida para concurso". O júri internacional, que este ano será presidido pelo professor universitário Fernando Catarino, será composto por Medeiros Ferreira (político), Panayiotis Sarantopoulo (professor universitário), Lisa França (representante do FICA, Brasil), Maria Emília Brederode (pedagoga), Paula Guedes (actriz) e Florbela Oliveira (actriz e encenadora), entre outros. Na abertura oficial do Cine"Eco 2006, dia 21 de Outubro à noite, no Cine-Teatro da Casa da Cultura de Seia, actuará Wanda Stuart, que interpretará "histórias da Broadway, através dos seus mais famosos temas musicais imortalizados por tantas e tantas estrelas da Sétima Arte", referiu o mesmo responsável.
O festival, que mobiliza anualmente cerca de dez mil espectadores, tem como objectivo principal a sensibilização para a temática ambiental e para as relações entre o homem e a natureza. A edição deste ano do Cine"Eco integra uma secção competitiva e vários ciclos de cinema, além de um conjunto de iniciativas paralelas, nomeadamente exposições, concertos e palestras.
"Ao longo das suas edições", indicou Mário Jorge Branquinho, "o festival tem vindo a acentuar a componente lusófona, com a participação de grande número de filmes de países de língua oficial portuguesa, nomeadamente do Brasil". Além de ter contribuído para a fundação do FICA - Festival de Ambiente de Goiás (Brasil), o Cine"Eco foi também um dos fundadores da Associação de Festivais de Cinema de Meio Ambiente (EFFN - Environmental Film Festival Network), o que permite afirmar o evento de Seia no contexto internacional. PÚBLICO/LUSA

Sugerir correcção