Screen Actors Guild distinguem Julie Andrews com prémio de carreira

Julie Andrews foi distinguida com um prémio de carreira pelo Screen Actors Guild, onde estão reunidos os actores americanos, que será entregue em Los Angeles a 28 de Janeiro de 2007, ainda antes da atribuição dos Óscares.Andrews tornou-se conhecida quando fez o papel de Eliza Doolittle na produção original para palco de My Fair Lady. A sua carreira no cinema não podia começar da melhor forma: recebeu o Óscar para a melhor actriz com Mary Poppins, em 1964, o seu filme de estreia. Mas o seu trabalho mais conhecido seja o papel de Maria von Trapp em Música no Coração.
Casada com o realizador Blake Edwards, Julie Andrews, de 70 anos, nasceu em Inglaterra e mudou-se para os Estados Unidos com o sucesso de My Fair Lady. Acabaria por perder o papel principal para Audrey Hepburn na versão filmada do musical, recebendo em consolação o papel de Mary Poppins.
Participou ainda em várias comédias e no filme e versão de palco do espectáculo Victor/Victoria. Em 1997 teve de cancelar várias actuações na Broadway devido a problemas na voz. Uma operação para remover um pequeno pólipo das cordas vocais provocou-lhe graves danos na voz. Andrews pensou que nunca mais cantaria profissionalmente, mas em 2004 a sua voz recuperou o suficiente para que participasse num número musical do filme da Disney The Princess Diaries 2. A canção, Your crowning glory, foi escrita num tom musical baixo para que não fosse muito exigente para a actriz.
Shirley Temple, Clint Eastwood e James Garner já receberam este prémio em anos anteriores.

Sugerir correcção