Teatrão de Coimbra mais perto da Oficina Municipal

As obras no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, tendo em vista a instalação do equipamento cénico, deverão estar concluídas até ao final do mês de Novembro, ficando o caminho aberto para a transferência da companhia de teatro Escola da Noite para o local. Depois da conclusão da estrutura fica a faltar apenas a assinatura de um protocolo entre a autarquia e a Escola da Noite, um acordo que, segundo o vereador da Cultura, Mário Nunes, será alcançado com "facilidade", mesmo depois das relações entre as duas entidades terem "azedado" na sequência da redução de 60 por cento do orçamento municipal para a cultura em 2006.Dependente da transferência da Escola da Noite para o novo teatro está também a outra companhia profissional de teatro de Coimbra, o Teatrão, que ontem apresentou a sua programação para 2007-2008, já pensada, em grande parte, para Oficina Municipal do Teatro (OMT), onde ainda permanece a Escola da Noite.
Estas transferências foram acordadas há vários anos pela Câmara de Coimbra com as duas companhias e previam que O Teatrão se instalasse, como companhia residente, na Oficina Municipal de Teatro e que a Escola da Noite se mudasse para o Teatro da Cerca. Dados os atrasos verificados no equipamento do Teatro da Cerca, A Escola da Noite permanece ainda na Oficina Municipal do Teatro, enquanto O Teatrão também ocupa parte da OMT, mas desenvolve a sua programação essencialmente no Museu dos Transportes. Na opinião de Mário Nunes, apesar dos atritos e das críticas cruzadas proferidas entre a autarquia e a Escola da Noite, o ambiente entre as duas entidades está agora "normalizado", "tudo indicando" que a assinatura do protocolo será "pacífica".

Pax Romana abre programação d"O TeatrãoA programação do Teatrão para os últimos meses do ano abre já no dia 28 de Setembro com a peça Pax Romana pela Estação Teatral da Beira Interior, que estará em cena até 30 de Setembro no Museu dos Transportes. A 12 de Outubro sobe ao palco Noite de Reis - Dez personagens e um cão, uma produção da Companhia Paulo Ribeiro e do Centro Cultural de Belém, que conta com encenação de Jonh Mowat e interpretação da bailarina Leonor Keil, a partir do texto de William Shakespeare. Ainda em Outubro, os encenadores Cláudio da Silva e Manuel Wiborg apresentam a peça Debaixo da Cidade, um texto da autoria do escritor Gonçalo M. Tavares. Relativamente à programação para 2007-2008, que o Teatrão candidatou em Junho passado a um financiamento de 100 mil euros por ano por parte do Instituto das Artes, abre em Janeiro/Fevereiro de 2007 com a peça O Efeito dos Raios Gama nas Margaridas do Campo, de Paul Zindel, e com encenação de João Mota. Para os responsáveis d"O Teatrão, "o ideal" seria apresentar a encenação de João Mota nas instalações da Oficina Municipal do Teatro. "Esse é o objectivo - vamos ver se conseguimos", declarou Isabel Craveiro. André Jegundo

Sugerir correcção