Anatomia das medusas

O que sãoSão seres vivos muito primitivos, compostos em 95 por cento de água. Com os seus tentáculos capturam minúsculos animais marinhos, crustáceos e até pequenos peixes. Movem-se ao sabor das correntes e também por vontade própria. Existem cerca de 4.000 espécies, desde exemplares quase microscópicos até alforrecas de grandes dimensões.

Como picam
As medusas possuem células urticantes, chamadas nematocistos, sobretudo nos tentáculos. Por contacto físico, disparam um filamento que pode penetrar até 0,9 milímetros na pele, inoculando um líquido tóxico. Os efeitos podem ser locais ou no organismo todo. Muitas medusas são inócuas. Na Austrália, porém, há espécies letais.

O que fazer
Não coçar nem esfregar com uma toalha ou com areia. Retirar eventuais restos de tentáculos, de preferência com uma pinça. Lavar com água salgada, nunca água doce. Aplicar uma compressa de gelo. Procurar auxílio médico.

Em Portugal
Não são tão abundantes junto à costa como no Mediterrâneo. Mas todos os anos há casos de picadas de medusas, especialmente na região do Algarve. Há uma espécie com um nome lusitano: a caravela portuguesa (Physalia physalis), que flutua ao sabor do vento com uma parte do corpo fora da água, como uma vela. No ano passado, grandes quantidades foram vistas no arquipélago dos Açores.

Sugerir correcção