Portugal com melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Internacionais de Matemática

Três alunos conquistaram medalhas de bronze e um outro uma menção honrosa na competição internacional

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considera que estes, sim, são "os verdadeiros heróis do mundial": os estudantes Afonso Bandeira, João Leitão Guerreiro e João Manuel Caldeira conquistaram três medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática em Ljubljana, Eslovénia. Uma menção honrosa foi entregue a Rui Sequeira. "É, definitivamente, uma equipa que vai ficar para a história. Num só ano conseguiu mais medalhas do que nos outros 16 anos de participação portuguesa" nesta competição, faz saber a SPM em comunicado emitido ontem, dia em que foram conhecidos os resultados finais das olimpíadas.
Os seis elementos da equipa chinesa conseguiram todos uma medalha de ouro e é da China um dos três concorrentes com o maior número de pontos arrecadados (os restantes são um moldavo e um russo).

Ibero-americanas a seguirNo total, a equipa de seis elementos portuguesa conquistou 78 pontos, incluindo já os obtidos pelos outros dois concorrentes: Joel Moreira, da secundária José Saramago, em Mafra, e Célia Borlido, da secundária de Águas Santas, na Maia.
Afonso Bandeira, da Escola Secundária de São Pedro do Sul, João Guerreiro, do Colégio Valsassina (Lisboa) e João Caldeira, da Secundária Emídio Navarro (Almada) já são "veteranos" nas olimpíadas internacionais, enquanto para Rui Sequeira, da Secundária Infante D. Henrique, no Porto, a experiência foi uma estreia.
Um dos três medalhados, Afonso Bandeira, foi o mesmo estudante que este ano recebeu o Prémio Público/Gradiva Bento de Jesus Caraça para o melhor trabalho do ensino secundário na área da Matemática.
Estas são as mais antigas olimpíadas internacionais de ciências do mundo. A primeira edição aconteceu em 1959, na Roménia, com cinco países. Este ano, entre quarta-feira e ontem, estiveram na Eslovénia jovens de 104 Estados.
A participação dos alunos portugueses é organizada pela SPM e a selecção e preparação dos concorrentes está a a cargo do projecto Delfos da Universidade de Coimbra.
Entre 23 e 30 de Setembro realizar-se-ão em Guayaquil, no Equador, as Olimpíadas Ibero-Americanas da Matemática, também elas com a participação de alunos portugueses, lembra ainda a SPM. No próximo ano será a vez de Portugal - onde os maus resultados dos alunos nesta disciplina são alvo de debate permanente - receber esta competição.

Sugerir correcção