Torne-se perito

Glaciares tropicais mostram mudança abrupta do clima

Estudo diz que se está a inverter ciclo iniciado há 5000 anos, quando nasceram as cidades

O clima está a passar por uma alteração brusca, que está a fazer terminar um período de frescura iniciado há 5200 anos, nos trópicos, e que coincidiu com a criação das primeiras cidades e o dilúvio de que fala o Antigo Testamento, dizem cientistas norte-americanos que compararam amostras de gelos colhidos nos glaciares dos Andes e dos Himalaias. O aquecimento que se está a verificar nos trópicos sugere que o sistema climático possa ter alcançado um limite, que fará com que os glaciares tropicais se derretam "no futuro próximo", disse Lonnie Thompson, um cientista da Universidade do Ohio que há 23 anos recolhe amostras de gelos dos glaciares e um dos autores de um artigo na última edição da revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences.
Ao perfurar os gelos para obter amostras de vários metros, consegue-se perceber como foi o clima ao longo dos séculos e milénios. Estas amostras dizem que o clima mudou rapidamente há cerca de 5000 anos, e que se verificou uma mudança igualmente abrupta há cerca de 50 anos. "Há pontos de viragem que, quando atingidos, podem mudar o mundo", comentou Thompson. "Penso que a temperatura vai continuar a subir, os glaciares a derreterem-se e o nível do mar a subir. E há indícios seguros de que a magnitude das grandes tempestades vai aumentar."
O aquecimento nas altas montanhas dos trópicos "não tem precedentes nos últimos dois milénios", diz. O actual recuo dos glaciares tropicais, defende, é suficiente para afirmar que estamos a viver uma mudança climática abrupta.
Mas o aspecto mais polémico do trabalho de Thompson é a afirmação de que o repentino arrefecimento do clima há 5000 anos coincidiu com grandes alterações civilizacionais. "Nessa altura, em muitas partes do mundo, as pessoas começaram a viver em cidades. Muitos calendários modernos iniciaram-se aí, e é também o período em que a Bíblia diz ter acontecido o dilúvio."
Thompson diz que não sabe o que terá causado essa mudança abrupta há 5000 anos, mas uma hipótese é que as correntes oceânicas tenham mudado. Os gelos do monte Kilimanjaro, da Gronelândia, da Antárctida, dos Andes e dos Alpes mostram que o clima arrefeceu e se tornou- mais húmido.
Gavin Schmidt, do Centro Goddard da NASA, aplaude o trabalho de Thompson, mas diz que as suas conclusões sobre o clima de há 500 anos terão de enfrentar muitos cépticos. "É um argumento que se pode considerar mais intrigante do que definitivo." Exclusivo PÚBLICO/Washington Post

Sugerir correcção