FBI tem novas pistas sobre o destino de Jimmy Hoffa

Escavações numa quinta de Detroit à procura do corpo do lendário sindicalista desaparecido em 1975

O FBI está a investigar as "pistas mais credíveis dos últimos anos" relativas à morte do sindicalista Jimmy Hoffa, misteriosamente desaparecido em Detroit a 30 de Julho de 1975 e cujo corpo continua por recuperar. Um grande aparato técnico e policial está a revolver uma quinta de criação de cavalos próxima de Detroit, onde se acredita poder estar enterrado o cadáver do antigo presidente dos Teamsters, poderoso sindicato dos EUA que se tornou lendário pela associação ao crime organizado.O agente do FBI responsável pela investigação, Daniel Roberts, confirmou as buscas mas escusou-se a revelar o teor do mandado emitido por um juiz de Detroit, classsificado como secreto. Às dezenas de jornalistas que se plantaram à entrada da quinta Hidden Dreams [Sonhos Escondidos], a cerca de 30 quilómetros de Detroit, o investigador limitou-se a dizer que "não foi encontrado ainda qualquer vestígio de Jimmy Hoffa" e que "as buscas poderão prolongar-se por várias semanas".
As imagens recolhidas pelas televisões recorrendo a helicópteros revelam várias frentes de busca: várias parcelas da quinta foram isoladas em perímetros delimitados, onde se procedem a testes no solo; um lote rectangular junto a um dos três celeiros da propriedade foi já escavado e várias vedações foram retiradas para a realização de testes.

Mistério e mitosO FBI está a contar com a colaboração da polícia de Detroit, que disponibilizou vários meios, entre os quais cães de busca de cadáveres, e ainda com a assessoria de professores e alunos da Michigan State University, que há vários anos se dedicam ao estudo do misterioso desaparecimento de Jimmy Hoffa.
Hoffa nunca regressou a casa depois de um jantar no restaurante Machus Red Fox, no subúrbio de Bloomfield Township, onde supostamente se iria encontrar com um membro dos Teamsters do estado de Nova Jérsia e com um mafioso de Detroit. O seu carro nunca saiu do parque de estacionamento e os dois homens com quem deveria ter jantado nunca foram vistos no restaurante.
Ao longo dos últimos trinta anos têm-se multiplicado as teorias sobre o destino de Hoffa. A polícia concentrou as suas investigações na zona de Detroit, mas alguns mitos urbanos dizem que o sindicalista foi acimentado numa das pontas do estádio dos Giants, em Nova Jérsia; que foi triturado numa fábrica de processamento de gorduras de um antigo mafioso ou que o seu corpo tinha sido atirado aos crocodilos num pântano da Florida.
Segundo o jornal Detroit Free Press, as buscas do cadáver de Hoffa foram retomadas depois de novas declarações terem confirmado informações antigas. O FBI terá dado grande credibilidade ao depoimento de Donovan Wells, um antigo colaborador de Rolland McMaster, um dos membros dos Teamsters de Detroit mais próximo de Hoffa. McMaster, hoje com 93 anos, é o proprietário da quinta Hidden Dreams, mas nunca foi considerado suspeito no desaparecimento de Hoffa - nesse dia estava numa sessão de esclarecimento do sindicato no estado do Indiana.

Sugerir correcção