A Cara Que Mereces é o filme do mês para os Cahiers du Cinéma

A longa-metragem de Miguel Gomes ganhou o Prémio da Crítica e Melhor Fotografia para Filme Português no primeiro IndieLisboa

Para Miguel Gomes, realizador e ex-crítico de cinema, a crítica da última edição da revista francesa Cahiers do Cinema ao seu filme A Cara Que Mereces, "é uma leitura legítima do filme, mas há uma coisa que é sempre verdade: os fotogramas não mudam, quer as críticas sejam boas ou más." O filme, que é exibido hoje, às 20h30, em antestreia, no Ciné-Club dos Cahiers, Cinema Panthéon, em Paris, aparece distinguido como o filme do mês de Maio da revista francesa e estreia-se em França no dia 31.A Cara Que Mereces, a primeira longa-metragem do realizador que já tinha feito quatro curtas, é "uma fábula sobre o crescimento", em que Francisco, o personagem principal, completa 30 anos e entra numa viagem louca, com a finalidade de matar a sua infância.
Jean-Philippe Tessé, crítico dos Cahiers, assinala a importância da estreia do filme nas páginas da edição de Maio: "Raramente se viu num primeiro filme tal descaramento, como se fosse uma terapia vital, sem fazer caso dos efeitos secundários. Vindo das premissas de uma comédia musical brutalmente interrompida, esta feitiçaria é muito séria, tão dolorosa como libertadora."
A Cara Que Mereces, uma produção de O Som e a Fúria, foi Prémio da Crítica e Melhor Fotografia para Filme Português na 1ª edição do IndieLisboa, e estreou a 24 de Março de 2005 em Portugal.
Sobre a possibilidade de o artigo de Tessé suscitar curiosidade ao público francês Miguel Gomes diz: "Em termos práticos, de número de espectadores, não sei se o artigo será relevante ou não; em termos pessoais é muito importante, leio a revista desde muito novo e tenho uma relação com a própria revista." O realizador considera este texto como "um gesto singular". "A crítica, para mim, sempre foi uma forma de falar da relação que cada um estabelece com um filme. Não acho que seja a posição universal dos Cahiers."
Miguel Gomes está agora a terminar a curta-metragem Cântico das Criaturas, inspirado num texto de S. Francisco de Assis, e em Agosto vai começar a rodagem da longa Aquele Querido Mês de Agosto.

Sugerir correcção