Monstra 2006 abre hoje com destaque para o cinema polaco

Foto
DR

Rybczynski, galardoado com o Óscar de melhor filme de animação pela obra "Tango", é o convidado da sessão de abertura, que decorre às 21h30 no Teatro Maria Matos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Rybczynski, galardoado com o Óscar de melhor filme de animação pela obra "Tango", é o convidado da sessão de abertura, que decorre às 21h30 no Teatro Maria Matos.

Além de uma retrospectiva Rybczynski, o Monstra 2006 presta homenagem ao cinema de animação da Polónia, exibindo filmes de Piotr Dumala e Jerzy Kucia.

Na sessão de abertura haverá ainda lugar para a música, com uma actuação do conjunto do norte-americano Nick Phelps, ligado ao jazz e às bandas sonoras, e sessões de disc-jockeys e vídeo-jockeys.

O destaque para o cinema polaco trará ainda a Lisboa obras de realizadores como Sefan Schabenbeck, Daniel Szczechura e Jan Lenica.

Mais do que exibir filmes, o Monstra 2006 dará oportunidade a alunos, professores e famílias de criarem as suas próprias animações, com oficinas e aulas dos realizadores convidados.

O programa Onda Curta, actualmente exibido no canal 2, será também alvo de uma retrospectiva, composta pelas dez melhores curtas-metragens exibidas, escolhidas pelo responsável do programa, João Garção Borges.

No 1º andar do Fórum Lisboa estará uma exposição de 25 cartazes polacos para filmes de animação.

O Monstra 2006 é organizado pela Ânimo Leve, pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa e pelo Teatro Meridional.