Torne-se perito

Colunista americano acusado de chantagear milionário

O FBI está a investigar se são verdade as acusações feitas a um colunista do tablóide New York Post, que terá tentado extorquir dinheiro a um milionário para não publicar uma série de mexericos sobre a sua vida sexual na infame "página 6" daquele diário que é propriedade de Rupert Murdoch. Jared Paul Stern, especialista em coscuvilhar a vida dos mais famosos e poderosos, terá pedido 220 mil dólares a Ron Burkle, um bilionário de Beverly Hills (democrata e amigo de Bill Clinton), conhecido não só pelos seus negócios mais também pela sua intensa vida social.
O Post suspendeu Stern até serem conhecidas as conclusões da investigação policial depois de o tablóide rival Daily News ter contado esta história na sua edição on-line na passada quinta-feira, altura em que Stern negou as acusações e qualificou a história de "completamente escandalosa". No dia seguinte, na sua edição impressa, o Daily News publicou detalhes sobre um vídeo filmado pelo FBI onde Stern terá feito o pedido de dinheiro a Burkle, explicando-lhe: "Isto é um bocadinho como a Máfia. Os meus amigos são teus amigos."
O Daily News escreveu que Stern e Burkle tiveram duas reuniões de 90 minutos que foram secretamente gravadas pelas autoridades norte-americanas. Numa dessas reuniões, Stern descreve a Burkle as várias maneiras como este pode comprar protecção da "página 6". O milionário pergunta-lhe então: "Quanto é que queres?" Resposta: "Cem mil para começar e depois podias dar-me qualquer coisa como dez mil dólares por mês."
O novelo parece só agora ter começado a ser desenrolado. No fim-de-semana, o New York Times escreveu que pelo menos três pessoas que viram as gravações secretas do FBI, garantem que Stern terá dito que vários famosos nova-iorquinos já tinham concordado em trocar favores com os redactores da "página 6" a troco de serem poupados. Entre eles estariam Harvey Weinstein, o co-fundador dos estúdios cinematográficos Miramax, assim como Ronald Perelman, presidente da empresa de cosméticos Revlon.

Sugerir correcção