No Alentejo, o pinguim foi trocado por uma ovelha

O Linux tem como símbolo um pinguim sorridente, o Tux, que nasceu da afeição de Linus Torvalds, o criador do sistema operativo, por aquelas aves. Em Portugal existem duas distribuições de Linux; em 2000 surgiu a Caixa Mágica e no ano passado o Alinex, que nasceu na Universidade de Évora e trocou o pinguim por uma ovelha.O Alinex foi desenvolvido a partir de um protocolo entre a Universidade de Évora e a Extremadura espanhola, onde uma versão do Linux, o Linex, foi adoptada em toda a região. Para homenagear o Alentejo, os autores adoptaram uma ovelha como símbolo.
Paulo Quaresma, director do Departamento de Informática da Universidade de Évora, explica que, após a assinatura do protocolo, em Julho, começou a tradução do programa para português. Agora, quem o quiser pode descarregá-lo do site da Universidade ou pedir um CD.
O Alinex foi apoiado pelo programa Évora Digital e é usado por poucas centenas de pessoas, mas a primeira versão está estabilizada e o objectivo é difundi-la. "Podemos vir a dar formação em Linux, juntamente com a Junta da Extremadura, que tem 150 mil utilizadores", diz.
A Caixa Mágica, por sua vez, foi desenvolvida no âmbito da Associação para o Desenvolvimento das Telecomunicações e Técnicas de Informática (Adetti), integrada no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Hoje é uma empresa, mas começou por ser o nome de um produto, a primeira distribuição de Linux portuguesa. Ser uma distribuição e Linux significa que se criou um pacote de software com o núcleo do sistema operativo e aplicações que ajudam à sua instalação. Todo esse conjunto é distribuído através da Internet ou de um CD que se compra.
Na Caixa Mágica foi integrado o browser Firefox, o OpenOffice, com ferramentas de produtividade, e o XWindows, o software que permite ter janelas, tal como no Windows. O número de utilizadores é difícil de determinar, porque o software circula de mão em mão, mas o fórum de discussão na Internet da Caixa Mágica tem 13.500 utilizadores. I.G.S.

Sugerir correcção