Águas com sabor contêm muitos aditivos e açúcares

Parques de campismo são o destaque desta edição da Proteste, que inspeccionou e reprovou a segurança de 20 campos

A maioria das águas aromatizadas, conhecidas vulgarmente como águas com sabor, que estão disponíveis no mercado contêm muitos aditivos e uma grande quantidade de açúcares. A conclusão é de um estudo da revista Proteste, parcialmente detida pela Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (Deco), que vai estar disponível a partir de amanhã. A recomendação dos responsáveis da análise é para que os consumidores não substituam este tipo de líquidos pela água, um bem essencial à nossa alimentação, e que todos, especialmente as crianças, evitem um consumo exagerado destes produtos. Estas águas são alternativas aos refrigerantes clássicos, mas não ficam isentas de alguns dos seus males.
Das 26 águas aromatizadas, com gás e sem gás, que o estudo analisou, 22 apresentaram grande quantidade de aditivos e algumas perto de 40 gramas de açúcares. Do total apenas duas não incluíram aditivos na sua composição (Castelo Limão e Limão Verde). Noutras duas, Lipton e Pedras, foram detectados apenas aditivos naturais, como o ácido cítrico, que se encontra nos citrinos.
Os restantes 22 produtos apresentaram um grande número de aditivos, entre os quais o E 211 e o E 242, que as regras aconselham a consumir com moderação. Algumas águas contêm conservantes que podem ser responsáveis por algumas reacções de hipersensibilidade. Os responsáveis do estudo lembram ainda que algumas das substâncias encontradas apresentam limites diários de consumo, que, com o somatório de outros produtos frequentes na nossa alimentação, podem ser facilmente ultrapassáveis.
Nas águas com gás Luso Fresh Goiaba/Lima e Luso Fresh Limão foram encontrados cinco aditivos, o maior número da amostra, só ultrapassados pelos seis aditivos detectados na Carvalhelhos Limão. Nas Castelo Bubbles Limão, na Castelo Bubbles Maçã/Pêssego, na Vidago Limão e a Vidago Maçã, todas com gás, contabilizaram-se quatro aditivos, os mesmos que se encontraram na Pleno Limão e Tangerina. As Frize ananás, morango, limão, maracujá e tangerina apresentaram três aditivos cada.
A maior parte destas águas não contêm acúçar, mas substâncias equivalentes, os edulcorantes. Neste item as Pedras framboesa, ginseng/limão, chá verde, pêssego e chá branco foram as campeãs dos açúcares, com níveis que rondam as 40 gramas.
O principal destaque desta edição da Proteste será dedicado aos parques de campismo. Os pormenores do estudo que inspeccionou e reprovou a segurança de 20 destas infra-estruturas vai ser apresentado hoje de manhã em Lisboa.
Em 2000 a Deco/Proteste fez uma análise à segurança deste tipo de infra-estruturas, tendo chumbado os 16 parques de campismo analisados. Os parâmetros vistoriados incluíram a distância entre as tendas e as caravanas e as saídas de emergência. As conclusões detectaram várias anomalias, nomeadamente a existência de botijas de gás grandes junto das tendas; a proximidade exagerada entre as barracas a as caravanas, descritas como "colónias de cogumelos"; o reduzido número de saídas de emergência e os caminhos labirínticos.

Sugerir correcção