Moretto "pediu ajuda" a Vítor Dinis

Vítor Dinis, o ex-dirigente do clube brasileiro Portuguesa de Desportos que se envolveu na conturbada transferência de Moretto para o Benfica - e que por isso foi esbofeteado, anteontem, em pleno aeroporto de Lisboa, por um segurança que alegadamente trabalha para o clube lisboeta - diz que a sua participação neste processo partiu do próprio jogador. "Há oito meses, ele estava no Felgueiras, entrou em contacto comigo e pediu-me ajuda", conta ao PÚBLICO, acrescentando que o jogador passava, na altura, por dificuldades financeiras: "Eu ajudei-o e indiquei-o ao empresário José Caldeira [irmão do administrador da SAD portista Adelino Caldeira], de quem sou amigo pessoal", refere. Há dias, já no Setúbal, Moretto, segundo Vítor Dinis, "assinou um contrato em que José Caldeira se comprometia a colocá-lo em qualquer outro clube (que não fosse o Setúbal), mas não estava lá escrito FC Porto nem qualquer outro nome", garante. Moretto terá "quebrado" esse acordo e Dinis indignou-se: "Porque a nossa relação era como pai e filho e ele não cumpriu com a palavra", explica. "Eu não sou agente dele nem tenho nada a ganhar com isto. Preservo muito a minha dignidade", afirma. No Brasil, este emigrante com raízes transmontanas (Mirandela) vive da indústria da panificação: "O que eu tenho e o que eu sou não o devo ao futebol", afiança. Foi como dirigente da Portuguesa de Desportos que conheceu Moretto: "Fui eu que o levei de Mato Grosso para a Portuguesa, esteve lá vários anos, depois de eu ter saído do clube o passe dele foi libertado e alguém o trouxe para Portugal", conta. "Eu matei a fome ao Moretto e à família dele", reitera. Já depois de ter sido agredido em Lisboa, garante que recebeu ameaças anónimas "de morte". Dinis afirma que conhecia Luís Filipe Vieira "apenas da televisão" e ainda que não tem qualquer ligação com o FC Porto nem com os seus dirigentes. Ana Fragoso

O RESULTADO

Empate entre Arsenal e Manchester United

Arsenal e Manchester United empataram a zero em Highbury Park, em Londres, no jogo que encerrou a 21.ª jornada da Premier League, e atrasaram-se ainda mais na luta pelo título. O United está em segundo, mas a 13 pontos do Chelsea, enquanto o Arsenal é quinto, a 24 pontos do campeão. Em Espanha, o Barcelona ganhou fora ao Zamora, da II Divisão B, por 3-1, na primeira "mão" dos oitavos-de-final da Taça do Rei.

A NOMEAÇÃO

Paulo Costa no derby

Paulo Costa, do Porto, apitará o derby de domingo entre o FC Porto e o Boavista, da 17.ª jornada da Liga. O portuense Jorge Sousa dirige o Braga-Sporting e o madeirense Elmano Santos o Benfica-Paços de Ferreira. Entretanto, também na próxima jornada, a bola oficial do campeonato passará a ser a +Teamgeist, da Adidas, tal como a Roteiro.

Sugerir correcção