Torne-se perito

Panda com mais programas próprios

O canal Panda pretende reforçar a sua posição de canal infantil por cabo mais visto em Portugal e está a produzir dois novos programas para o mercado nacional: Panda Profissões e Panda Dicas.Todos os meses, em cerca de cinco minutos, Panda Profissões vai mostrar uma actividade profissional às crianças, através de um convidado que explica o seu trabalho de forma divertida, sempre acompanhado pelo simpático panda.
A directora do canal, Isabel Mimoso, que esteve ontem presente na apresentação das novidades à imprensa, disse que o programa pretende "dar resposta à inquietude das crianças sobre o sonho "quando for grande"". "Pretendemos dar referências a seguir", afirmou.
Com estreia marcada para 28 de Janeiro, às 20h30, o primeiro programa tem como protagonista o cozinheiro Vítor Sobral, eleito em 1999 chefe do ano pela Academia Portuguesa de Gastronomia. Durante a apresentação, Vítor Sobral contou as muitas resistências que teve de vencer quando decidiu ser cozinheiro porque essa "não era considerada uma profissão nobre, como engenheiro ou advogado". "Mas o importante é cada um fazer o que gosta e ser feliz, se as crianças quiserem, os pais devem deixá-las mexer na coisas da cozinha e lavar a louça. Até porque um cozinheiro é muito bem pago", acrescentou, entre sorrisos. Para o mês de Fevereiro, a protagonista será a actriz Sofia Alves.
Panda Dicas é a outra aposta do canal e consiste em episódios breves que alertam as crianças, e também os pais, para os frequentes acidentes domésticos e rodoviários, explicando como os prevenir. Ainda sem data de estreia, o primeiro episódio será dedicado à segurança rodoviária.
Os dois programas juntam-se aos já existentes Panda Sport, Panda Flash e 1,2,3 Portugal, reforçando a estratégia do canal de produzir programas exclusivos para o público português.
As novidades passam também pela estreia de séries infantis de renome, como Noddy (actualmente na 2), e a exibição de novos episódios de desenhos animados que já são um êxito entre a pequenada: Doremi, Doraemon e Digimon. Prestes a fazer dez anos de transmissões em Portugal, em Maio, o Panda é actualmente o segundo canal mais visto de entre todos os temáticos, atrás da SIC Notícias e bastante à frente do Cartoon e do Disney Channel (pago à parte), segundo dados da Multicanal, a produtora espanhola responsável pela estação. Irina Melo

Sugerir correcção