Estudo sobre hospitais-empresa cria mal-estar no ministério

Tutela desvaloriza conclusões da Direcção-Geral da Saúde e lembra que em Dezembro será conhecido relatório de avaliação da rede hospitalar nacional

O Ministério da Saúde e a Unidade de Missão dos Hospitais SA desvalorizam as conclusões do relatório da Direcção-Geral de Saúde (DGS) que diz que os hospitais-empresa são, em regra, menos eficientes do que os que mantêm as regras de gestão público-administrativas. Um resultado que põe em causa a política de empresarialização das unidades do Governo e que está a criar mal-estar no ministério.Nem a Unidade de Missão dos Hospitais SA nem o ministro Correia de Campos tinham conhecimento dos resultados da avaliação feita por um grupo de trabalho da DGS, apesar de o documento ter sido enviado ao Ministério da Saúde, antes de estar disponível para consulta na página oficial do organismo.
Contactada pelo PÚBLICO, a assessora da Unidade de Missão SA, Isabel Santiago, diz "que não pode comentar as conclusões de um trabalho que desconhece". Acrescenta ainda que "a única avaliação para as quais a Unidade de Missão tem enviado dados é aquela que está a ser feita pelo economista da saúde Miguel Gouveia", que estará concluída até ao final do ano.
O director-geral da Saúde, Francisco George, não quis ontem pronuciar-se sobre o documento, "que diz ser um contributo de um grupo de trabalho do organismo para a análise que está a ser feita".
No estudo, a qualidade e a eficiência dos hospitais públicos - do sector administrativo e os SA, que serão transformados em entidades públicas empresariais (EPE) - foram medidas. A avaliação foi feita através de agrupamentos de unidades, com base no número de camas e de atendimentos, e não de acordo com o modelo de gestão. Mas os autores concluem que "não são os hospitais EPE (empresarializados) que são os mais eficientes" nos vários grupos, salvo excepções.
Certo é que o trabalho está a gerar mal-estar dentro do ministério, não só pelos resultados, mas por ter sido divulgado na Internet. O assessor de imprensa do Ministério da Saúde, Miguel Vieira, lembra que a tutela "terá em Dezembro o estudo de avaliação da rede hospitalar nacional, encomendado a um grupo de trabalho liderado por Miguel Gouveia". Acrescenta ainda que as conclusões deste trabalho serão tidas em conta numa análise futura.

Sugerir correcção