Lisboa volta a ter a maior árvore de Natal da Europa

A cidade de Lisboa tem novamente a maior árvore de Natal da Europa. Com 72 metros de altura, o equivalente a um prédio de 23 andares, a estrutura tem mais dez metros que o "pinheiro" do ano passado e vai ser oficialmente inaugurada em 19 de Novembro, permanecendo até a 8 de Janeiro de 2006 na Praça do Comércio.A árvore de Natal é novamente oferecida pelo grupo Millennium bcp, em parceria com a estação de televisão SIC. Em Varsóvia, na Polónia será inaugurada no mesmo dia, e com as mesmas dimensões, uma "irmã gémea" da árvore lisboeta. Na apresentação do projecto, Paulo Fidalgo, director de comunicação do banco, disse que "90 por cento dos portugueses conheceram a árvore de Natal de 2004 e 800 mil pessoas" visitaram-na pessoalmente.
Segundo o responsável, estes números justificam a realização do novo projecto. Para iluminar o "monumento natalício", com 180 toneladas, são instalados, entre outros elementos, 2,2 milhões de microlâmpadas, 15 mil mini-lâmpadas, 18 mil metros de mangueira luminosa e 320 metros de néon.
O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, esteve na apresentação da árvore de Natal. O autarca foi depois questionado acerca dos pelouros na câmara, que serão distribuídos pelos vereadores do PSD antes da próxima reunião do executivo, no dia 16. Carmona Rodrigues ficará responsável pelo Urbanismo, Reabilitação Urbana e Turismo, enquanto o vice-presidente, Fontão de Carvalho, ocupará as Finanças. A anterior presidente da Autoridade Metropolitana de Transportes, Marina Ferreira, será responsável pelo pelouro da Mobilidade e dos Recursos Humanos.
Pedro Feist, antigo vereador do CDS/PP, volta aos pelouros do Desporto, Higiene Urbana e Viaturas. A ex-chefe de gabinete e directora de campanha de Carmona Rodrigues, Gabriela Seara, vai ficar com a Habitação Social, Modernização Administrativa e Serviços Centrais, acumulando com o cargo de adjunta do presidente. António Prôa volta a ocupar o Ambiente e Espaços Verdes. O ex-secretário de Estado da Cultura Amaral Lopes ficará ligado a esta área. A.R. com Lusa

Sugerir correcção