Baja Portalegre 500 com cartaz de luxo

Mitsubishi, Volkswagen e Nissan mostram
no Alentejo
as suas armas para o Lisboa-Dakar

A Baja Anta da Serra 500 Portalegre vai este ano contar com um lote de pilotos de luxo. A mais conceituada prova do todo-o-terreno realizada em Portugal, que marca o encerramento do calendário nacional da especialidade, funcionará este ano como um verdadeiro treino para algumas equipas oficiais que no final do ano estarão em solo português para participar no Lisboa-Dakar. Será em Portalegre que, a partir de hoje ,o espanhol Carlos Sainz, bicampeão mundial de ralis, se vai estrear em provas de TT, iniciando uma nova fase na sua vida competitiva. Sainz, que correrá este ano o Dakar com o Race Touareg 2, versão igualmente em estreia na Baja portuguesa, é uma das grandes atracções desta 19.ª edição da prova do Clube Aventura. Mas a equipa alemã não estará em Portugal apenas com Sainz. Da caravana Volkswagen fazem parte ainda Jutta Kleinschmidt - a vencedora do Dakar 2001, na altura com a Mitsubishi -, Bruno Saby e Mark Miller.
Também a Mitsubishi aposta na Baja como forma de se preparar para o Dakar e, como tal, traz a Portalegre os seus dois pilotos oficiais, Hiroshi Masuoka e Luc Alphand.
E não são só os nomes internacionais presentes na prova, pontuável para a Taça Internacional de Bajas da FIA, que prometem centrar as atenções dos apaixonados pelo TT. O regresso de Carlos Sousa à competição, da qual está arredado desde a última edição do Dakar, ao volante de uma Nissan Navara, é outro dos motivos de interesse da Baja. O campeão do mundo de 2003, que tem grandes expectativas para o próximo Dakar, já que pela primeira vez está integrado num projecto de longo prazo, tendo acesso a meios e apoios que lhe permitem lutar pelas primeiras posições, acredita que este vai ser um "grande salto" na sua carreira. "O carro é muito mais competitivo, a equipa está extremamente motivada e é muito profissional. Participar na Baja Portalegre é importante em termos de preparação para o próximo Dakar", frisou o piloto de Almada, que terá como navegador o experiente Jean Marie Lurquin.
Além de Sousa merece destaque a participação do bicampeão nacional de ralis, Armindo Araújo (Mitsubishi), numa estreia no TT, e de Miguel Barbosa (BMW X5) e Filipe Campos (Nissan Navara), estes últimos a discutir entre si o título de campeão nacional de TT.

Sugerir correcção