Joaquim Morão esmaga e renova mandato em Castelo Branco

A ausência de surpresas marcou ontem os resultados eleitorais no concelho de Castelo Branco. O socialista Joaquim Morão foi reeleito presidente da câmara com uma inequívoca maioria absoluta, deixando o seu adversário mais directo, o social-democrata António Carvalho, a uma distância mais confortável do que em 2001. Com esta vitória, Morão parte para o terceiro mandato consecutivo à frente da autarquia. Joaquim Morão renovou o mandato à frente da Câmara de Castelo Branco, com um resultado que ficou perto dos 70 por cento de votos mas que se cotou ligeiramente abaixo do valor alcançado em 2001 (71 por cento). Quanto ao PS, registou uma queda ligeira, contabilizando menos dois por cento de votos quando comparado com as últimas eleições autárquicas.
No que respeita às forças políticas minoritárias, o destaque vai para a subida do Bloco de Esquerda, encabeçado por António Lourinho, que praticamente duplicou a votação, mas que não foi suficiente para ultrapassar a CDU, que ocupou o terceiro lugar no total das votações, com cerca de 3,5 por cento de votos.
Quanto a Celeste Capelo, candidata do PP, força política que desta feita concorreu sozinha, quedou-se pela penúltima posição, ficando apenas à frente do PPM com menos de dois por cento da votação. No que diz concerne à assembleia municipal, a principal novidade prende-se com a eleição de um representante do Bloco de Esquerda. \uE04E.S.

Sugerir correcção