Fórum Viseu abre hoje portas com 71 lojas

Falta ainda concluir a vistoria aos espaços comerciais e aos restaurantes

A Fórum Viseu abre hoje ao público. Das 81 lojas, dez permanecem encerradas, só devendo abrir as portas nas próximas duas semanas. Inserido no programa Polis, o empreendimento de 65 milhões de euros foi construído junto à margem sul do rio Pavia, pela multinacional holandesa AM Development. Ontem, minutos antes da hora marcada para a inauguração oficial, preparavam-se os últimos pormenores. Colavam-se cartazes, publicidade a promoções, limpavam-se os últimos vestígios de obras. Implementado no centro da cidade, o empreendimento, com 19.500 metros quadrados, está repartido por 81 lojas, tem 18 restaurantes e seis salas de cinema com 926 lugares, um parque de estacionamento subterrâneo para 800 viaturas e deverá criar mil postos de trabalho directos e dois mil indirectos.
O director comercial do espaço, Pedro Congrinho, realçou que entre os lojistas, nomeadamente "os que representam grandes marcas internacionais e nacionais, muitos são empresários locais". "Em Viseu as pessoas investiram e aceitaram o desafio de abrir novos espaços comerciais", realçou. A maioria das 81 lojas já abriu. Restam dez que deverão abrir "durante as próximas duas semanas".
Apesar da requalificação e despoluição do rio Pavia estar por concluir e do mau cheiro ser uma característica quando o caudal é baixo, o responsável pela construção, José Monteiro, não se mostrou preocupado. "Essa iniciativa é do Polis e vai ser feita. Quanto aos cheiros, estão controlados, já que havia uma fuga de um esgoto, mas foi detectada e corrigida pela câmara", afirmou.
Elogiando o projecto de Joan Busquets, o director comercial, Pedro Congrinho, sublinhou que se trata de "uma mistura entre um projecto aberto e fechado". "As pessoas preferem esse género de espaços àqueles centros comerciais tipo caixas. O prof. Busquets conseguiu concretizar soluções engraçadas de Arquitectura. Por exemplo, [no piso um] o tecto é em vidro, mas com relevos, que consoante a inclinação do sol reflectem desenhos diferentes", ilustrou.
O novo Fórum tem três pisos, sendo que, no piso zero estão o hipermercado, uma loja de decoração e outra de acessórios para animais, no primeiro está a moda e no último "uma miscelânea de moda, acessórios, material eléctrico" e as zonas de restauração e cinemas. Vai funcionar diariamente entre as 10h00 e as 23h00, sendo que a zona de cinemas e restauração encerra uma hora mais tarde.

Inspecção por concluirO comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu, Jorge Antunes, disse ao PÚBLICO que a inspecção à segurança das lojas e restaurantes do Fórum ainda está por concluir. "Fizemos a vistoria ao hipermercado e estava tudo bem. Na sexta-feira fomos ao parque de estacionamento e [ontem] aos cinemas e há apenas questões de pormenor por resolver, mas nada que impeça a abertura", explicou. Quanto ao comércio e zona de restauração, a inspecção "está por fazer". "Estamos à espera de sermos chamados, o que, acredito, deve acontecer por estes dias", vincou.

Sugerir correcção