Tesouro descoberto no túmulo de um rei trácio na Bulgária

Um dos mais importantes achados arqueológicos dos últimos anos na região

O túmulo de um rei trácio, de construção fora do vulgar e cheio de objectos em ouro e prata, datado do século IV antes de Cristo, foi descoberto na região de Elkhovo, no Sueste da Bulgária, anunciou Bojidar Dimitrov, director do Museu de História Nacional."Este túmulo - sublinhou Bojidar Dimitrov-- não se assemelha aos mausoléus rectangulares ou em cúpula dos trácios que nós conhecemos. É um enorme buraco coberto de madeira que é parecido com os túmulos dos citos da Rússia do Sul e da Ucrânia."
Daniel Agre, a chefe da equipa arqueológica, pensa que este será o mais rico achado da civilização trácia feito nos últimos cem anos.
A equipa encontrou, por exemplo, o anel dourado do rei trácio, junto do qual foram enterrados o cão e os dois cavalos.
Também foram encontrados uma coroa de ouro, joelheiras em prata, pedaços de uma armadura e muitos recipientes, em ouro, prata e bronze, explicou Dimitrov.
Entre o quarto milénio antes de Cristo e o terceiro século d.C, os trácios habitaram o território onde se situam hoje a Bulgária e a Macedónia, o Sul da Roménia, o Norte da Grécia e da Turquia e também o Sudoeste da Ucrânia.
Com uma economia assente na agricultura e na criação de gado, celebrizaram-se pela produção de objectos em ouro.
Divididos em tribos, os trácios falharam repetidamente na criação de uma entidade política centralizada e organizada até ao século IV antes de Cristo, quando foi constituído o Estado odrisiano.
Os trácios não conseguiram escapar à influência cultural dos antigos gregos, mas preservaram durante séculos cultura e linguagem próprias. Os gregos consideravam-nos bárbaros.

Sugerir correcção