Ribau Esteves apresenta recandidatura em Ílhavo com ataques ao Governo

Candidatos do PSD aos órgãos autárquicos foram apresentados anteontem, na presença do líder do partido. Marques Mendes pediu nova vitória para Ribau Esteves

Os ataques ao Governo de José Sócrates marcaram o anúncio público da recandidatura do social-democrata Ribau Esteves ao cargo de presidente da Câmara de Ílhavo.É sob o lema Continuar a realizar que o PSD parte para a conquista do seu terceiro mandato à frente dos destinos de Ílhavo. Mantendo o actual autarca e líder da distrital social-democrata, Ribau Esteves, como cabeça de lista à presidência da câmara, e apostando numa série de outros nomes bem conhecidos da realidade local para os restantes órgãos municipais. A apresentação dos candidatos foi feita na noite de anteontem, na Quinta da Boavista, e contou com a presença do presidente do partido. Marques Mendes elogiou fortemente aquele que considera "um dos melhores presidentes de câmara do país" e pediu um novo mandato para o PSD de Ílhavo.
Foi no espaço em que celebrou o seu 30.º aniversário, que o PSD fez a apresentação pública das figuras escolhidas para lançar à corrida autárquica do próximo mês de Outubro, em Ílhavo. Um processo de selecção que, segundo o próprio Ribau Esteves, teve em conta a participação e o envolvimento de cada político na comunidade local. "Não trazemos gente estranha para a vida autárquica. Buscamos gente com vida partilhada com a comunidade, gente que já deu de si", esclareceu o autarca, que é de novo candidato à câmara local.

Ataques a Sócrates"Ser bom profissional não chega, é muito pouco", reforçou o também líder da distrital de Aveiro do PSD, descrevendo e elogiando a lista de candidatos seleccionada para Continuar a realizar. "Em todas as frentes", avisa Ribau, lembrando áreas em que apresenta já trabalho realizado, como o saneamento e a rede viária, bem como anunciando o contributo que deseja dar ao país em matéria de inovação, emprego e coesão social, ambiente e desenvolvimento sustentável.
Tudo porque "os sinais de actuação do actual Governo são os piores possíveis", alertou o autarca de Ílhavo, lamentando que o executivo de José Sócrates "não ligue nada ao poder local - não responde a cartas, não marca reuniões". "Não sei o que andam a fazer, mas deve ter alguma coisa a ver com o dia 9 de Outubro, porque o PSD tem sempre uma presença forte em eleições autárquicas", ironizou o social-democrata, classificando como "paupérrimo" o sinal dado pela demissão do ex-ministro das Finanças, Campos e Cunha, e sublinhando que "Portugal tem que ser mais importante do que tudo o resto, como as negociatas da Ota e do TGV, que acontecem por motivos que não são nobres".
Para Ribau Esteves, será "útil que os políticos de ambiência nacional usem o exemplo do poder local". "Ílhavo tem dado provas. Lideramos a Associação de Municípios da Ria, a Grande Área Metropolitana de Aveiro, o projecto Aveiro Digital e estamos ainda na Associação Nacional de Municípios", lembrou o presidente da câmara, ao longo da extensa intervenção em que elegeu "as pessoas" como a "principal arma política" dos sociais-democratas para as próximas eleições autárquicas. "A lista de cidadãos do concelho é a mais importante", afirmou o autarca que Marques Mendes referiu como "um dos melhores presidentes de câmara do país".
Para o presidente do PSD, Ribau Esteves "é um líder que ensina o caminho, define o rumo, tem coragem, é frontal", conseguindo "conciliar discurso e acção". "Por isso, Ílhavo tem obra e trabalho feitos, não é um concelho de passado, mas de futuro", explica Marques Mendes, reforçando que "Ílhavo é um município vencedor" e Ribau "uma referência incontornável", que "merece uma vitória nova". "Este homem vai longe. Não fica pela Câmara de Ílhavo, ainda há-de prestar importantes serviços ao país", augura o líder social-democrata, pedindo mais um mandato para o seu partido.
Os candidatos
Neves Vieira é o nome avançado pelo PSD para concorrer à presidência da Assembleia Municipal de Ílhavo. Quanto às juntas de freguesia, os sociais-democratas concorrem com Rufino Filipe para S. Salvador, e com Manuel Serra para a Gafanha da Nazaré. Eduardo Conde é o homem escolhido para liderar a Gafanha da Encarnação, enquanto Amândio Costa tentará conquistar a freguesia da Gafanha do Carmo. Fernando Caçoilo, Margarida São Marcos, Marcos Ré, Paulo Costa, João Manuel Madalena e Marlene Maia são os elementos seleccionados para integrar a equipa de Ribau Esteves na câmara municipal.

Sugerir correcção