Cascais abre Casa de Santa Maria com homenagem a Raul Lino

A Câmara de Cascais comemora hoje o Dia Internacional dos Museus com a abertura ao público da Casa de Santa Maria, onde é inaugurada também hoje a exposição de homenagem ao arquitecto Raul Lino Casas de Veraneio. Além da própria Casa de Santa Maria, projectada em 1902 por Raul Lino (1879-1974) junto à marina de Cascais, a mostra dá também a conhecer outras casas emblemáticas do arquitecto no município: Montsalvat, Casa Silva Gomes, Vila Tânger, Torre de São Patrício (actual Museu da Música Portuguesa) e Casa Vítor Shalk. Com a exposição, a autarquia celebra a abertura permanente da Casa de Santa Maria como espaço de memória ligado à história da vila e marco de uma época social e política.
"A arquitectura de veraneio sempre foi um dos traços característicos da vila de Cascais, razão pela qual a autarquia resolveu adquirir a Casa de Santa Maria e fazer dela um espaço de memórias de uma época que foi tão rica do ponto de vista arquitectónico, como foi a do princípio do século passado", diz a vereadora responsável pelo pelouro da Cultura na autarquia, Ana Clara Justino.
O novo espaço museológico passou do património da família Espírito Santo Silva para a autarquia de Cascais em Outubro de 2004. O imóvel irá sofrer obras de restauro, num projecto que tem em vista não só a requalificação do espaço mas a própria criação de um núcleo museológico em Cascais. Estima-se que autarquia tenha investido cerca de 3,8 milhões de euros na compra da Casa de Santa Maria e na sua reconversão em casa-museu.
"Com o restauro da Casa de Santa Maria, em conjunto com o Museu Condes de Castro de Guimarães e com a futura requalificação e abertura ao público do Forte do Farol de Santa Marta, a ideia é criar um perímetro de visitas, um pequeno núcleo cultural interligado entre si", explica Ana Clara Justino.
A Câmara de Cascais prevê que a Casa de Santa Maria passe a albergar workshops, conferências, concertos e exposições. Estas deverão relatar os diversos percursos e vivências da casa, de forma a dar a conhecer a história social e política de Cascais e do mundo durante a primeira metade do século XX. A exposição de Raul Lino pode ser visitada até 30 de Dezembro, de terça-feira a domingo, entre as 10h e as 17h. Catarina Serra Lopes

Sugerir correcção