Ivene Sangalo e Rosa Passos actuam em Portugal em Maio

As cantoras brasileiras Ivete Sangalo e Rosa Passos actuam em Portugal em finais de Maio, a primeira cumprindo um prometido regresso depois de quatro concertos esgotados em Novembro de 2004, a segunda para uma estreia aguardada com expectativa, desde que por cá foi lançado o seu CD Amorosa, um tributo ao lendário João Gilberto.Ivete e Rosa, ambas baianas, mostram duas faces distintas da música brasileira. Ivete, ex-vocalista da Banda Eva e expoente da música axé, traz no corpo e na voz a energia rítmica dos carnavais baianos, num patamar onde pontifica Daniela Mercury. Rosa, com sangue índio nas veias e conhecida por "João Gilberto de saias", emprestou a sua voz cristalina aos discos mais recentes de Yo-Yo Ma e Rodrigo Leão e, nos seus discos ou espectáculos, já teve como convidados Chico Buarque, Ron Carter, Ivan Lins, Paquito D"Rivera ou Henri Salvador.
Ivete, que vendeu 1 milhão de cópias do seu MTV ao Vivo, actuará dia 20 de Maio em Lisboa (Pavilhão Atlântico), 21 em Famalicão (Estádio Municipal), 22 em Grândola e 24 no Porto (Coliseu). À excepção de Grândola, a primeira parte é assegurada pelos Jota Quest, banda pop mineira também com um MTV ao Vivo que vendeu meio milhão. Rosa Passos tem concerto marcado para dia 25, no Fórum Lisboa.
Até lá, para quem segue a música brasileira, há mais nomes na agenda. O primeiro é o dos Skank, já no próximo domingo dia 24, no Festival Galp Energia (Pavilhão Atlântico). Dia 7 de Maio, o 24 Horas de Música da TMN leva a Lisboa, ao Terraplano da Doca de Santos, Gabriel o Pensador, Marcelo D2, Fernanda Abreu e Bossacucanova. No Porto, no mesmo dia, actuarão no Estádio do Dragão apenas os dois primeiros. Por fim, a 9 de Maio, Milton Nascimento volta à lisboeta Aula Magna, para um concerto único. N.P.

Sugerir correcção