Rave do inferno

Concerto para recordar, o dos To Rococo Rot, o melhor de todos do Número Festival. Animada pelo espírito dos Can e pela visão de um futuro onde a electrónica sorri com rosto humano, a banda alemã ofuscou nos dois últimos dias do festival a "rave" assassina de Aphex Twin e a gelataria tecno de Kid606.

Trava-se uma dura batalha entre duas facções antagónicas no panorama actual da música electrónica e o Número Festival, que durante três dias decorreu em Lisboa, demarcou os territórios, contou as armas e arregimentou apoiantes para ambas as partes.De um lado perfilam-se os que persistem em encarar a música ao vivo como um acto de interacção afectiva entre pessoas, com músicos no palco assumindo-se como executantes em tempo real, intérpretes de um acto criativo que exige a participação activa de todos. Do outro, a legião dos Dj's, manipuladores de sons e conceitos alheios, estrategas de uma nova ordem unificadora de um mundo cada vez mais dependente de estímulos e imagens.Na sexta-feira, o trio alemão To Rococo Rot deu uma lição de como fazer o espírito dançar. Armados de electrónica, bateria e um baixo de voz "cósmica" Stefan Schneider e os dois irmãos Lippok criaram uma música hipnótica, feita de subtilezas e impregnada de um swing que por mais de uma vez evocou o tribalismo etéreo dos Can. Não foi necessário levantar o volume de som a níveis incomportáveis para um ouvido saudável para prender a assistência - com temas retirados do álbum "The Amateur Viw" como "Telema", "Prado", "This sandy piece", "Tomorrow" ou "Cars" - numa rede de prazer que roçou com suavidade o "chill out", convocou os sequenciadores cruzados no espaço sideral dos Tangerine Dream e ligou os reactores num "groove" orgânico de ritmos tão complexos e ao mesmo tempo tão em sintonia com os maquinismos internos do corpo e da mente humanos. Música, sem mais adjectivos, com sabor e textura, corpo e alma, frio e calor, com energia a circular em circuito aberto.Antes, Russell Haswell actuou de novo na mesa de DJing a compensar a ausência do agendado Richard H. Kirk, com a organização a não dar cavaco a ninguém do sucedido. Será o seu conceito estético de "música electrónica" de tal forma unitário e despersonalizado ao ponto de promover a manutenção de uma "vibe" constante em detrimento da individualização? Refira-se, ainda assim, o superior desempenho do DJ inglês, bastantes furos acima da sua actuação da véspera, arriscando mais na imprevisibilidade e na abstracção em padrões que procuraram demarcar-se do catálogo da temporada Outono/Inverno da música de dança...Sábado, pela primeira vez, não choveu. E o público correspondeu, proporcionando ao Número Festival a sua maior enchente dos três dias. People Like Us, alter-ego de Vicki Bennett, uma rapariga inglesa que aprendeu a usar a electricidade com os Negativland, deu início ao programa com uma hora de atraso. Imagens e sons sincronizados num filme psíquico a abarrotar da imagética "kitsch" dos EUA dos anos 50, ora infectado por uma visão apocalíptica ora redimido pelo humor. Nada que os Negativland não tenham feito nos últimos 20 anos, deixando a sensação algo incómoda da senhora em palco se limitar a trocar os CDs e cassetes e a carregar no botão "on"...Kid606, jovem aprendiz autor do recente e promissor "PS I Love you" foi ao vivo mais agressivo mas também mais previsível do que no disco. Alternou momentos de (alta) tensão com batidas tecno saídas do congelador. Notou-se a ausência dos "clicks" de estática, talvez porque as máquinas não estivessem bem desreguladas...Depois, bem, depois foi o massacre. Aphex Twin enfiou-se na mesa dos pratos quase sem ninguém dar por isso, agachou-se para escapar aos flashes que alguns fotógrafos de ocasião não paravam de disparar estupidamente aos seus olhos e, talvez por isso, vingou-se em todos, sem dó nem piedade. Assistiu-se a cerca de duas horas de violação auditiva, com o volume de som levantado a níveis que desafiaram até ao limite a capacidade de resistência dos tímpanos, numa demonstração de virtuosismo e de fúria que apelou às pulsões mais primárias do público. Das vísceras de um "drum 'n' bass" e "hip hop" abocanhados na carnificina zombie do filme "Braindead" à tecno do inferno, passando por um "boogie-woogie" a 1000bpm, Aphex Twin foi a ilustração perfeita de um tempo que se aproxima do fim. "Rave" de homens-máquina amalgamados no "Empire State Human", o super-homem, misto de orgulho e de lixo, que os Human League profetizaram em 1979 no álbum "Reproduction". Mas dançou-se. Entre o fumo e as gotas de vapor de suor condensado que pingavam do tecto. Dançou-se. Como se a dor fosse a derradeira e única orquestra que ainda consegue arrancar os corpos da inércia do vazio. Dançou-se. A pedir à morte para se demorar ainda um bocadinho. Dançou-se. Como se não houvesse mais nada a fazer.

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