SIC adopta o Dot

Há dias que a SIC anuncia a chegada a Portugal dos Dot. Sabe o que são? São uns pequenos discos com cinco centímetros de diâmetro que podem dar a ganhar prémios chorudos a quem os colocar no canto superior direito do ecrã do televisor desde o princípio até ao fim de determinados programas. O sistema já foi lançado na Hungria e teve um sucesso retumbante. Em breve chegam 5,2 milhões de Dot's para invadir as televisões dos portugueses.

Desde o ano passado que a TV Miles, uma multinacional holandesa de marketing televisivo, e a SIC, estão em negociações para lançar em Portugal um sistema completamente inovador que funciona como uma espécie de concurso, mas em moldes revolucionários. Os Dot's vão estrear no final deste mês na SIC e consistem em pequenos círculos de cartão com uma espécie de película fotográfica incorporada que serão distribuídos através dos parceiros que o canal de Carnaxide recrutou para este evento, a saber: a Mcdonald's - que oferece um Dot na compra de um Super Menu; a Coca-Cola - um Dot é oferecido com os menus da Mcdonald's se a bebida for Coca-Cola; a BP - um Dot por cada 20 litros de combustível; e a AbrilControlJornal, que oferece um Dot por cada "TVMais" vendida. O sistema funciona da seguinte forma: todas as semanas, a "TV Mais" publica uma lista dos programas que servirão para activar o Dot. De resto, um pequeno símbolo do Dot estará permanentemente a ser exibido durante a duração do programa em causa, intervalos incluídos. O pequeno círculo terá de ser colocado no canto superior direito do televisor desde o primeiro ao último minuto do programa seleccionado - incluindo os intervalos publicitários. Enquanto o programa está a passar, o pequeno Dot grava um código a cores que o activa. Uma vez terminado o programa, o Dot tem de ser retirado e guardado no pequeno invólucro em que é distribuído, para depois ser depositado numas caixas próprias que estarão à disposição dos concorrentes nos postos da BP e nos restaurantes da McDonald's.No final da semana, as caixas são abertas e todos os Dot's ali colocados são lidos, para se saber se, de facto, foram correctamente activados, isto é, se gravaram todo o programa durante o qual estiveram colocados. Depois, os Dot's devidamente activados serão alvo de um concurso que irá para o ar durante o "Big Show SIC" de fim-de-semana. O primeiro é no próximo dia 12 de Fevereiro. Cada Dot só funciona uma vez. Os prémios são tentadores (carros, combustíveis, aparelhagens, televisores), todo o sistema é bastante engenhoso e pressupõe um grande impacte ao nível da fidelização das audiências. Trata-se da mais pequena arma de guerrilha de audiências jamais experimentada no mundo das televisões portuguesas.Andreaj Henkler, um dos responsáveis da TV Miles, a empresa que detém a patente dos Dot's, chama a atenção para o facto de o Dot ter um "enorme potencial ao nível do marketing integrado", uma vez que funciona com várias marcas e cada um dos pequenos círculos leva o logotipo de uma das quatro empresas envolvidas. "O telespectador está a ver a SIC e no canto do televisor tem um círculo com a marca publicitária que o disponibilizou", especifica. Na Hungria, país pioneiro no lançamento do Dot, o sucesso foi esmagador. Dos 3,6 milhões de Dot's lançados no mercado, 1,1 milhões foram activados. As empresas que se associaram à TV2 húngara neste projecto viram as suas vendas crescer 71 por cento durante o período em que o modelo esteve no ar. O "share" da própria operadora de televisão privada subiu 34 por cento. "Este é um sistema divertido, lúdico, que põe toda a família a olhar para a televisão", acrescenta Andeaj Henkler, assinalando ainda o aspecto de "fidelização das audiências" que o pequeno círculo possui. Portugal vai ser o segundo país a introduzir o Dot na sua cultura televisiva, e a distribuição dos pequenos círculos decorrerá até 25 de Março. *com Sofia Rodrigues

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