Torne-se perito

O efeito Batatoon

Há quase um ano, a TVI resolveu convidar os palhaços Batatinha e Companhia para "preencher um buraco" durante o período da tarde. O Batatoon deveria durar apenas três meses, mas o inesperado sucesso obrigou os palhaços a continuar. De formato aparentemente simples, é difícil determinar o que é que o programa tem de tão atractivo para as crianças, e faz com que a TVI lidere as audiências durante a tarde.

Todos os dias de segunda a sexta-feira, às 16h30, o palhaço Batatinha entra em directo a conduzir o seu Porsche cinzento em miniatura pelos ecrãs da TVI dando início a mais um Batatoon. Um programa infantil como tantos outros, com desenhos animados, brincadeiras e passatempos, mas com algo que o torna singular - por trás de um formato simples, encontra-se o líder de audiências da televisão portuguesa durante a tarde.O Batatoon segue sempre a mesma fórmula: Batatinha comanda as operações, auxiliado pelo palhaço que tem o penteado mais exótico do mundo, Companhia, pelo grupo de adolescentes dançarinos Naif, e pelas crianças de uma escola convidada. O cenário é cheio de personagens, umas estáticas, outras animadas, mas todas com uma personalidade própria que nasce da combinação das brincadeiras dos palhaços com a imaginação das crianças. O sapo Chichi, o urso João, o peixe Expo, o microfone Microgaitas e as pombas Carol, Caroline e Carolaine ganham vida nas mãos do duo Batatinha e Companhia.Durante o programa, as crianças presentes em estúdio participam da brincadeira com movimentos coreográficos e frases ensaiadas previamente, mas também são chamadas a competir com telespectadores em passatempos em que podem ganhar prémios. Nada de extremamente original, mas por que será que resulta?António Branco, o artista que encarna o Batatinha, disse ao PÚBLICO que a receita para o sucesso é "um respeito enorme pelas crianças - o nosso verdadeiro patrão - e brincar muito". "Temos medo que elas um dia se cansem do que fazemos e por isso tentamos fazer de cada programa, uma coisa nova", afirma.Algumas crianças, entre os 4 e 6 anos, do Jardim de Infância Caique, de Queijas, presentes nas gravações do Batatoon número 200, tentaram explicar ao PÚBLICO o que é que o Batatoon tem de especial. "Eu gosto dos palhaços e dos desenhos animados", disse a Inês, que se dispôs a comparar o Batatoon com outros programas infantis: "Também gosto dos Pequenos e Terríveis [SIC], mas o Batatoon é mais giro", confessou. O Marco Aurélio diz que vê o programa da TVI todos os dias e aponta como principal razão... "o cabelo do Companhia". Já o João Miguel diz gostar mais do Batatoon do que de qualquer outro programa da televisão, mas não sabe explicar porquê.Certo dia, num dos programas, Batatinha lembrou-se de fazer uma referência a uma tal "tia Gigi", que nunca chegou a aparecer no ecrã e, talvez por isso, despertou a curiosidade dos espectadores do programa. Em pouco tampo, a equipa do Batatoon começou a receber pelo correio desenhos onde as crianças tentavam imaginar como seria a "tia Gigi".O que muitos não sabem é que ela existe na vida real. Chama-se Gisélia Tavares e é a produtora do Batatoon. Para Gisélia, a receita do sucesso do programa reside em dois factores - primeiro, "nos palhaços e na magia que transmitem para as crianças", depois "nos efeitos sonoros e visuais que o programa apresenta".Ao contrário de António Branco, a produtora não acredita que haja o risco de as crianças se fartarem do programa. "Os miúdos cansam-se é de tentar ligar para cá e não conseguir", afirma, acrescentando que as marcações das escolas para irem assistir às gravações do programa estão completas até Fevereiro de 2000.O Batatoon é um verdadeiro fenómeno de popularidade entre as crianças, que decoram e repetem frases feitas dos palhaços, como "Comando na mão e carrega no botão", repetida sempre que começa um desenho animado.A popularidade do programa levou, por exemplo, o semanário "O Independente" a incluir todas as semanas um suplemento "Batatoon", para o público infantil. No momento em que se aproxima o seu primeiro aniversário, comemorado no dia 30 deste mês, resta à dupla de palhaços e à TVI esperar que sempre que as crianças tiverem o comando na mão e carregarem no botão, não seja para mudar de canal.

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