"Maxi-boats" entram em cena

A organização da Semana Náutica de Kiel espera cerca de 2,5 milhões de visitantes naquela cidade alemã, onde estão em competição milhares de veleiros de todas as classes. Os "maxi-boats" chamam a atenção do público e preparam já uma passagem por Portugal, em Agosto.

A frota de oito "maxi-boats" "One Design", em disputa do Adecco World Championship, inicia hoje, às 17 horas locais (16h de Lisboa) a "Fehmarn Regatta", um percurso oceânico de 200 milhas através da baía de Kiel (Alemanha) até ao mar Báltico, contornando a ilha Fehmarn. É uma das mais importantes regatas da série de sete provas desta classe, que se desenrolarão durante a Semana Náutica de Kiel 99.Enquanto os milhares de veleiros das classes nacionais, internacionais e clássicos, prosseguem as regatas programadas do evento e os dez iates "Mumm 36" continuam a disputar o título mundial, os "maxi-boats" "One Design" dividem a atenção do público com as dezenas de "tall ships" - incluindo o navio-escola português "Sagres" -, que começam a chegar à cidade para a grande parada naval marcada para a manhã do próximo sábado. Com cerca de 2,5 milhões de visitantes, como prevêem os organizadores, a 117ª Semana Náutica de Kiel está a provar ser o maior sucesso de sempre em termos de público. Para a frota de "maxi-boats" é a oportunidade ideal de sedimentar o seu lugar na ribalta internacional do desporto à vela. A disputar o primeiro circuito mundial, os "maxi-boats", que eram as vedetas de qualquer evento oceânico na década de 80, estão agora a renascer num novo "design" e conceito de regatas."Construímos uma frota de oito 'maxis' idênticos, que são propriedade de uma companhia inglesa e alugados aos 'skippers' para o período anual de regatas. A filosofia dos eventos é o carácter monotipo das embarcações e a importância da 'performance' de cada tripulação", disse Pierre Fehlmann, vencedor da Whitbread Race 85-86, que idealizou o circuito mundial e o projecto "One Design" da frota, com o arquitecto naval neozelandês Bruce Farr.O líder da frota é o "skipper" sueco-finlandês Ludde Ingvall, residente no Algarve, que comanda o "maxi" "Skandia", com bandeira europeia. "Depois da última etapa do circuito mundial, na Fastnet Race, na Inglaterra, seguiremos para Portugal onde realizaremos um Grand Prix na Marina de Cascais, entre 16 e 23 de Agosto, participando também no Festival dos Oceanos do dia 18 de Agosto, num desfile pelo Tejo até ao recinto da Expo-98", explicou Ingvall, um dos mais activos promotores de Portugal no meio náutico internacional."Portugal é o segredo mais bem guardado da Europa. Todos os anos, centenas de iates cruzam o seu litoral na rota entre a Europa do Norte e o Mediterrâneo sem fazer qualquer escala no país. Agora, com as novas infra-estruturas disponíveis, será possível criar eventos náuticos internacionais de porte", diz Ingvall, um apaixonado pela história marítima portuguesa e entusiasta dos novos talentos nacionais que se têm destacado internacionalmente, como a dupla Hugo Rocha/Nuno Barreto, medalha de bronze em Atlanta, e o jovem "skipper" profissional Afonso Domingos. Aliás, Afonso Domingos - que está em Kiel na equipa olímpica portuguesa, como timoneiro na classe "49er" - será novamente o responsável pela organização de uma tripulação portuguesa com 18 jovens velejadores - a exemplo do que já fez em Agosto passado, a convite de Ingvall - para o projecto "Nicorette", com a criação da primeira equipa portuguesa oceânica em "maxi-boats" na regata Falmouth-Lisboa, patrocinada pela Expo-98."Vamos participar do Grand Prix em Cascais a bordo do 'maxi' francês e gostaria imenso que o João Cabeçadas, que agora é o comandante do 'maxi' suíço 'Alinghimax', nos ajudasse nos treinos e no transporte do barco desde Inglaterra até Portugal", revela Afonso Domingos, que tem programadas reuniões de trabalho com Fehlmann, Ingvall e Cabeçadas durante esta semana em Kiel. Também João Cabeçadas tem uma agenda de trabalho repleta. "Fui contratado por Ernesto Bertarelli, 'skipper' do 'maxi' suíço, para ser o comandante responsável por todo o projecto - embarcação, pessoas e bens -, tanto em regatas como nos transportes, e ainda não sei se poderei juntar-me à equipa portuguesa em Cascais", explica João Cabeçadas.

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