Torne-se perito

O novo fôlego da TVI

Em fase de clara reformulação estratégica, a TVI exibe esta semana um conjunto de super-produções estrangeiras e vai estrear, a 29 de Abril, o seu maior trunfo: o programa que assinala a estreia de Miguel Sousa Tavares no canal dirigido por José Eduardo Moniz. Uma estação que acaba de reforçar o departamento comercial, com a contratação do antigo director de publicidade da TV Cabo.

Os tempos são de mudança na TVI, onde a presença de José Eduardo Moniz na direcção-geral da estação se tem vindo a fazer sentir em todas as frentes. Particularmente na grelha de programação, onde as alterações são contínuas e já permitem identificar algumas opções estratégicas tomadas com o objectivo inequívoco de conquistar audiências aos outros canais - todo o tipo de audiências. Depois de uma aposta clara na música popular portuguesa - na chamada música pimba -, que resultou na realização de múltiplos espectáculos alusivos às mais variadas datas festivas do calendário, a TVI pretende agora fazer o mais difícil, ou seja, atrair o interesse de outro tipo de públicos. Conta para isso, com um trunfo essencial, o jornalista Miguel Sousa Tavares, cujo programa, a estrear no dia 29 de Abril, é um segredo bem guardado por José Eduardo Moniz disposto a capitalizar as expectativas geradas pelo, até aqui, improvável regresso do director da "Grande Reportagem" ao pequeno ecrã. Miguel Sousa Tavares, jornalista na RTP durante dez anos, abandonou a televisão pública quando Moniz era director de Informação e Programas. A saída foi polémica como fica claro numa entrevista dada por Sousa Tavares, em 1993, na qual o jornalista denuncia a estratégia de Moniz para "afastar pessoas incomodas". Cita dois únicos nomes, o seu e o de Margarida Marante.O desentendimento entre Moniz e Sousa Tavares terá ficado para trás como se pode ver no "spot" promocional que a TVI tem há vários dias no ar. Sem dar nenhum pormenor do programa, nem sequer o título, a promoção culmina com um abraço entre os dois. A TVI reserva para um encontro formal com os jornalistas toda a informação sobre o primeiro programa de Sousa Tavares naquela estação, mas para já é possível adiantar que o cronista do PÚBLICO estará acompanhado em estúdio por mais duas personalidades, com quem dividirá a discussão de um tema central relacionado com a actualidade. Um dos convidados residentes é a advogada Paula Teixeira da Cruz, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Lisboa e a principal opositora de João Soares. Como não é previsível que a advogada venha a suspender o seu mandato na autarquia por causa da participação neste projecto da TVI, ao lado de Sousa Tavares estará uma terceira personalidade que fará seguramente o contraponto político-partidário. O programa é gravado em estúdio na presença do público e resultará de uma parceria entre a TVI e uma produtora independente, cujo nome a estação também não quer ainda divulgar. Ainda a título de produção nacional, a Televisão Independente estreia também em breve um programa diário intitulado "Nossa Gente", uma produção da produtora D&D Audiovisuais, com a duração de uma hora e que fará os retratos de pessoas com vidas e profissões invulgares. O programa irá para o ar ao final da tarde, de segunda a sexta-feira.Para esta semana, a TVI tem reservada uma mão-cheia de grandes produções estrangeiras, a primeira das quais vai hoje para o ar. Catarina, A Grande, uma mini-série que a Televisão Independente escolheu exibir hoje de uma assentada e que conta a história de Catarina II, imperatriz e Czar da Rússia entre 1762 a 1796, através de um elenco notável de actores, entre os quais a protagonista Catherine Zeta Jones. Amanhã, é a vez de "O Anel", outra mini-série que vai para o ar também em versão compacta e que tem Nastassja Kinski no principal papel. Na Sexta-Feira Santa durante a tarde, a TVI exibe os dois episódios da mini-série Merlin, e já adquiriu para exibição posterior a série Alice no País das Maravilhas com Whoopi Goldberg, Ben Kingsley, Chrispopher Lloyd, Miranda Richardson, Peter Ustinov e Robbie Coltrane, entre outros.Além da aposta clara na renovação da programação, a TVI tem em vista o reforço do departamento comercial, com a contratação de Paulo Lourenço, que ocupou o cargo de director de publicidade da TV Cabo, empresa para a qual foi recrutado há poucos meses. Paulo Lourenço trabalhou durante quatro anos na RTC, concessionária de publicidade da RTP, de onde saiu para lançar a estratégia publicitária da TV Cabo. O abandono deste projecto esteve longe de ser pacífico, mas até ao fecho desta edição foi impossível obter um comentário da TV Cabo. *Sofia Rodrigues e Marina Ramos

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