Twitter muda homepage para reflectir aquilo em que o serviço se transformou

Foto
A antiga homepage do Twitter mostra que os criadores apontavam para uma utilização diferente do serviço

Não faltaram especialistas a perguntar para que servia o Twitter. E, a crer pela antiga homepage do popular serviço de microblogging, os próprios criadores não esperavam que os utilizadores dessem ao Twitter o uso que lhe dão hoje. A nova homepage reflecte aquilo em que o site se tornou – algo bem diferente do objectivo inicial.

A homepage do Twitter apresenta agora em destaque a frase “Partilhe e descubra o que está a acontecer exactamente agora, em qualquer parte do mundo”.

O novo mote é uma clara alusão ao facto de milhares de utilizadores usarem o Twitter para darem notícias – o exemplo mais mediático foi o da revolta que acompanhou as eleições iranianas, no mês passado. Com os jornalistas proibidos de fazerem reportagens, os habitantes de Teerão usaram a Web, e, sobretudo o Twitter, para darem conta do desenrolar dos acontecimentos.

Na altura, o site tornou-se tão importante na divulgação de informação, que Washington chegou a pedir aos responsáveis para adiarem uma suspensão do serviço, que estava agendada para tarefas de manutenção técnica.

Já na antiga página de entrada do Twitter, lia-se: “O Twitter é um serviço para amigos, familiares e colegas de trabalho permanecerem em contacto através da troca de rápida e frequente de respostas a uma questão simples: ‘O que está a fazer?’” A imagem no site mostrava utilizadores a escreverem na terceira pessoa, com frases como “Maggie acabou de aterrar em LA”.

A pesquisa no Twitter tornou-se também uma funcionalidade muito apreciada e assume agora um lugar de destaque na página inicial.

A utilização das chamadas hashtags (palavras-chave precedidas do símbolo cardinal – por exemplo, #Iranelection) permite aos utilizadores assinalarem as respectivas mensagens como sendo respeitantes a um determinado assunto. Qualquer pessoa pode depois usar as hashtags no motor de pesquisa para encontrar facilmente todas as mensagens que digam respeito ao mesmo tema.

Outra das novidades é a inclusão dos temas populares – o Twitter apresenta agora as palavras ou expressões mais frequentes ao longo da última hora, do último dia e da última semana.

Sugerir correcção
Comentar