Tomi chega às ruas de Lisboa

Outdoors interactivos disponibilizam informações a quem visita ou reside na cidade: o que fazer, onde ir ou como se deslocar.

Foto
Equipamento já está instalado no Largo de Camões DR

A plataforma digital interactiva Tomi, que disponibiliza informações úteis aos visitantes das cidades, chega nesta quinta-feira às ruas de Lisboa. Depois de instalados em Novembro em 19 estações do metro, estes equipamentos com tecnologia portuguesa vão ser colocados nos passeios e praças da capital.

Para já, os Tomis estão instalados no Largo de Camões, no Rossio e no Príncipe Real, mas nas próximas semanas deverão ser colocados em mais 12 locais.

Levar esta espécie de tablet gigante para as ruas de Lisboa era uma ambição da operadora de publicidade Multimedia Outdoors Portugal (MOP) e da TomiWorld, empresa de Viseu que desenvolveu a tecnologia. “A ideia é estar em todos os sítios onde faça sentido, onde as pessoas circulem, como zonas com muito comércio”, disse ao PÚBLICO o administrador da MOP, Vasco Perestrello, aquando da inauguração da rede de Tomis no metro.

O lançamento da plataforma na via pública, marcado para quinta-feira às 11h30 no Largo de Camões, tem o apoio da Câmara de Lisboa e da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), esta última como promotora da iniciativa, segundo fonte que assegura a comunicação da MOP. O investimento desta empresa nos 15 Tomis é de 600 mil euros.

Lisboa junta-se assim a outras cidades do país que já têm o Tomi disponível na rua, como Guimarães ou Faro. Neste dispositivo, os utilizadores encontram gratuitamente notícias locais, agenda cultural da cidade, pontos de interesse como parques ou monumentos, e até restaurantes ou lojas, podendo também pesquisar tudo sobre a rede de transportes públicos. Podem ainda tirar uma selfie no local, e partilhá-la via email e nas redes sociais. Tudo isto à distância de um toque.

Segundo a TomiWorld, a rentabilidade dos Tomis é assegurada pela publicidade, em vídeo, presente nos equipamentos.

 

Sugerir correcção
Ler 4 comentários