Temperaturas sobem em média dez graus no fim-de-semana

Os distritos de Évora e Beja serão os mais quentes, com máximas a chegar aos 35º.

Foto
Os distritos de Évora e Beja serão os mais quentes de Portugal continental Bruno Castanheira

Desta quinta-feira para sexta, o céu vai passar de limpo a muito nublado mas os períodos de chuva deverão ser pontuais e mais prováveis nas regiões norte e centro. As temperaturas semelhantes aos dos últimos dias. O cenário meteorológico altera-se por completo logo na manhã de sábado, quando se inicia um curto período com temperaturas típicas de Verão, em média dez graus superiores aos registados durante esta semana. Os termómetros vão chegar aos 30 graus Celsius e na região Sul do país atingirão mesmo os 35º.

O segundo fim-de-semana de Maio vai ser de calor, com mais uma oscilação acentuada das máximas. “Nas regiões sul, a subida vai ser gradual e nas regiões do interior Norte e Centro será mais significativa e abrupta de sábado para domingo. Vamos ter uma subida da ordem dos dez graus em termos médios", confirmou à Lusa Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A meteorologista explica que esta subida acentuada da temperatura se deve ao “estabelecimento de uma circulação [de ar quente] de leste", o que se irá traduzir o num tempo "mais quente e seco", que se irá manter em grande parte do país até terça ou quarta-feira. Ângela Lourenço sublinha que, apesar de se tratar de “um episódio de muito calor para a época, com valores acima normal”, estes “episódios são típicos da Primavera”.

Assim, segundo as previsões disponíveis no site do IPMA, Lisboa termina a semana com uma média de 23º, para registar no sábado 26º e no domingo subir até aos 32º, máxima que se mantém até segunda-feira. Na terça-feira, o distrito vai acordar com menos dez graus e regressar às temperaturas desta última semana.

No distrito do Porto, os termómetros só vão descolar dos 20º no domingo para passarem aos 30º na segunda-feira. Na terça e quarta-feira, há um recuo, à semelhança do que se prevê para Lisboa, de dez graus, com as máximas a fixarem-se nos 19º.

A Sul, na região do Alentejo, os distritos de Évora e Beja serão os mais quentes. Será ali que as temperaturas atingirão os valores mais elevados em Portugal continental. No sábado, na região de Évora as máximas chegam aos 29º para no dia seguinte dispararem para 34º, temperatura que se mantém até segunda-feira. Nos dias que se seguem, os termómetros vão continuar a registar máximas próximas dos 30º. Beja será o distrito mais quente, com um fim-de-semana marcado por temperaturas entre os 30º e os 35º. A próxima semana continuará a ser de calor no distrito.

No Algarve, as máximas aproximam-se dos 30º só no domingo, para caírem para os 25º de máxima no arranque da próxima semana. A partir de quarta-feira e até ao fim-de-semana de 16 e 17 de Maio, os termómetros vão marcar temperaturas típicas de Verão.

Quase 80% de Portugal continental em seca moderada
Esta quinta-feira, o IPMA avançou o boletim climatológico de Abril. Segundo o documento, quase 80% de Portugal continental encontra-se em situação de seca meteorológica moderada e 3,4% do território regista seca severa.

O IPMA adiantou ainda que nos últimos cinco meses os valores da quantidade de precipitação mensal têm sido sempre inferiores ao normal, pelo que se mantém a situação de seca em todo o território do continente, sendo as regiões do Norte e Centro as mais atingidas.

O boletim indica que a seca está a ser provocada pela falta de chuva, que tem sido inferior ao que é normal, sendo que o mês de Abril foi muito quente e seco. Nos primeiros dias do mês verificou-se um período muito quente, com valores muito altos da temperatura do ar, em particular da máxima, verificando-se a ocorrência de uma onda de calor que se iniciou em 27 de Março e terminou a 7 de Abril.

Esta onda abrangeu quase todo o território do continente, com excepção do sotavento Algarvio e da região Oeste entre o Cabo Carvoeiro e Setúbal.

Sugerir correcção
Comentar