Smartwatch da Swatch chega ao mercado em Maio

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Nick Hayek exibe o novo Swatch Touch Zero One FABRICE COFFRINI/AFP

Em Fevereiro, o presidente executivo da Swatch, Nick Hayek, avançava que deveria chegar ao mercado nos próximos três meses um smartwatch da marca suíça. Hayek confirmou esta semana que o modelo vai sair em Maio, algumas semanas depois da comercialização do Apple Watch, que chega às lojas a 24 de Abril.

Depois das tecnológicas Samsung, LG, Motorola e agora Apple, chegou a vez dos fabricantes de relógios lançarem as suas versões de smartwatchs. Os pormenores sobre a versão da Swatch, a maior empresa do sector, reunindo 18% do total de venda de relógios na indústria, são escassos.

Para já o que se sabe é que vai recorrer a tecnologia NFC (a sigla de near field communication), que permite ligar sem fios dispositivos que estejam próximos e que já existe em vários modelos de telemóvel. Também terá Bluetooth. Os relógios vão permitir pagamentos sem ligação a terminais nas lojas e receber notificações a partir do smartphone do utilizador. Vai poder ser usado com dispositivos Android e Windows. E usará tecnologia em que a Swatch está a trabalhar há anos, incluindo baterias de longa duração.

Segundo Nick Hayek, que falava na conferência de apresentação pública dos resultados anuais da empresa, a Swatch pretende colocar chips programáveis baratos nos seus relógios e ganhar terreno num mercado onde a empresa suíça já se encontra bem posicionada.

“Somos os campeões mundiais a integrar funções inteligentes num relógio”, afirmou o presidente da empresa, cuja estratégia parece ser incluir várias funcionalidades individuais em diferentes modelos de relógios. Nick Hayek foi peremptório noutro aspecto: “Não queremos fabricar um mini-telefone móvel no vosso pulso. Outros podem fazê-lo”. O responsável da Swatch acrescentou que também não pretende actualizar o software todos os anos. “Esse não é nosso modelo de negócio”.

Quanto ao Apple Watch, Hayek considerou que se trata de um aparelho que cria uma “fantástica oportunidade” para a Swatch. “Está a abrir o mercado. Especialmente nos Estados Unidos, muitas pessoas não usam relógio há algum tempo. Alguém está a retomar isso. Deixemos a Apple fazer o trabalho. É óptimo. Congratulo-os”, continuou citado pela Reuters.

Actualmente, a Swatch está a lançar um linha de relógios desportiva, a Swatch Touch, smartwatches que podem ser ligados a um smartphone através de Bluetooth. O modelo topo de gama desta série, o Swatch Touch Zero One, tem um ecrã táctil que permite o acesso a várias funções para o utilizador através de uma aplicação móvel gratuita.

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