Sinal analógico de televisão desligado hoje na Nazaré e em Alcobaça

Foto
O desligamento do sinal analógico e a mudança para a TDT vai ser assinalado pelo presidente da Anacom Foto: David Clifford/arquivo

O retransmissor do sinal analógico da Nazaré, que serve este concelho e o de Alcobaça, é hoje desligado, estimando a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) que cerca de dez mil lares efectuem a migração definitiva para a Televisão Digital Terrestre (TDT).

O desligamento do sinal na Nazaré (a última das três zonas piloto do país, depois de Alenquer, alvo do mesmo processo a 12 de Maio, e do Cacém, a 16 de Junho) está previsto para as 15h35 e, segundo a Anacom, “irá afectar cerca de dez mil lares, já que uma grande percentagem da população tem televisão paga” (e por isso não precisa de TDT), disse fonte daquele organismo.

O desligamento abrange as freguesias de Famalicão, Nazaré e Valado de Frades, no concelho da Nazaré, e de Alfeizerão e Cela, no concelho de Alcobaça. Pela primeira vez, duas freguesias - a de Famalicão, na Nazaré, e a de Alfeizerão, em Alcobaça - vão fazer a migração por satélite, tendo os telespectadores destas duas freguesias de adquirir um ‘kit satélite’ (DHT). As restantes freguesias vão continuar a receber o sinal digital de televisão por via terrestre.

O desligamento do sinal analógico e a mudança para a TDT vai ser assinalado pelo presidente da Anacom, Amado da Silva, com a entrega de uma distinção aos presidentes das câmaras das três zonas piloto.

De acordo com uma informação divulgada pela Câmara da Nazaré, entre hoje e sexta-feira estarão técnicos da ANACOM na praça Sousa Oliveira e na Junta de Freguesia de Famalicão para esclarecer dúvidas dos telespectadores que estejam com problemas de recepção das emissões televisivas.

Sugerir correcção
Comentar