Primeiros barcos robô vão navegar nos canais de Amesterdão em 2017

Foto
Miguel Manso/Arquivo

O Instituto de Amesterdão para Soluções Metropolitanas Avançadas anunciou nesta segunda-feira que, no próximo ano, vão começar os testes nos canais da capital holandesa dos protótipos dos primeiros barcos robô, que navegam sem capitão.

"Imaginem uma frota de barcos autónomos para o transporte de bens e pessoas", declarou o professor do Instituto Tecnológico de Massachusetts, Carlos Ratti, citado num comunicado do centro de investigação.

A instituição norte-americana irá financiar 20 dos 25 milhões de euros que constituem o orçamento do projecto.

Para o investigador, este projecto abre caminho a infraestruturas flutuantes temporais e dinâmicas "que podem ser montadas e desmontadas em questão de horas".

O director do Instituto de Amesterdão, Arjan van Timmeren, declarou que estas embarcações "oferecem enormes possibilidades" e podem ter aplicação em questões do meio ambiente e sanitárias, como detectar doenças com maior antecendência.

No projecto trabalharam conjuntamente investigadores do Instituto de Amesterdão para Soluções Metropolitanas Anvançadas, do norte-americano Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), e das universidades holandesas Tecnológica de Delft e de Wageningen.

Sugerir correcção
Comentar